Cadela ou cachorra: qual é o feminino de cão ou cachorro?

Os termos usados para se referir ao feminino de “cão” e “cachorro” geram dúvidas em muita gente. Aprenda qual é o certo: cadela ou cachorra!

cadela da raça yorkshire com laço vermelho na cabeça

Responda rápido: Cadela ou cachorra? Bom, muitos de nós aprendemos na escola que o feminino de “cachorro” é “cadela”.

Até aí tudo bem, mas isso quer dizer que o termo “cachorra” está errado?

Veja aqui tudo sobre essas palavras, tire suas dúvidas e aprenda curiosidades sobre esses termos!

Cadela ou cachorra: qual o termo correto?

Em primeiro lugar, o termo “cachorra” não está errado. Pelo fato de termos aprendido que o feminino de “cão” é “cadela”, associamos essa informação como a correta.

Mas como o próprio ensinamento diz: “cadela” é feminino de “cão”. O feminino de “cachorro” é simplesmente “cachorra”. 

Independente do termo escolhido, ambos estão corretos. Você pode usar tanto “cachorra” quanto “cadela” para se referir a sua amiga de quatro patas.

Caso você não se sinta à vontade para usar esses termos (mais para frente explicarei melhor sobre isso), você ainda pode usar “fêmea” como termo de referência. 

O tabu da palavra “cadela”

Há um fenômeno comum que ocorre quando um tutor de uma cadela precisa anunciar o sexo da pet.

Essas pessoas muitas vezes respondem dizendo “é uma menininha” ou “é uma mocinha”. Em alguns casos, dizem “é uma fêmea”. No entanto, você já se perguntou qual o problema em dizer que se trata de uma “cadela”?

A resposta é simples: machismo.

O termo “cadela” é pejorativo, muitas vezes usado como xingamento destinado a mulheres. Este assunto inclusive é citado em matéria do jornalista Alexandre Putti, para a revista Carta Capital, em 2020. 

Em diversos dicionários, se você pesquisar sobre o termo, vai encontrar como significado algo do tipo “mulher pouco digna ou de comportamento ou hábitos reprováveis”.

Não acredita? Faz o teste aí para ver com os seus próprios olhos.

Dessa forma, por se tratar de um termo que muitos se sentem mal em pronunciar e ouvir, diversos tutores optam por não se referir a sua cachorrinha com o termo “cadela”. Isso vai da decisão de cada pessoa e sua relação com o termo.

Como me referir à pet de alguém sem ser indelicado(a)?

Simplesmente perguntando.

Se você vai falar ou brincar com a cachorra de alguém, você pode perguntar ao tutor ou tutora da pet se pode chamá-la de “cadela” ou “cachorra” e descobrir se a pessoa se sente à vontade com o termo. 

Caso a resposta seja negativa, você pode chamar de “fêmea” ou “menina”, que são termos femininos com os quais os tutores geralmente tem mais satisfação em ver sua amiga de quatro patas ser chamada.

E para descomplicar mais ainda, opte por falar apenas o nome da pet.

Cachorro ou cão: Qual é o termo certo?

Os dois termos em questão estão certos.

O uso predominante de “cão” ou “cachorro” é algo que diz mais respeito ao regionalismo do idioma, sendo um aspecto muito ligado às variações linguísticas de cada localidade.

Dessa maneira, “cão” e “cachorro” são ambos termos corretos. 

No entanto, a exemplo, o termo “cachorro” é o predominante da região Nordeste do Brasil, para se referir a caninos. Isso porque a palavra “cão” está mais associada a sinônimo de “diabo” ou “demônio”. 

Por outro lado, em algumas regiões do Rio de Janeiro, o termo “cachorro” é usado como xingamento para homens preguiçosos ou parceiros infiéis. Nesse caso, os animais caninos, nessas localidades, são mais referenciados com o termo “cães”. 

Qual é etimologia de cão, cadela, cachorro(a)?

A etimologia é o estudo da origem das palavras, de onde elas surgiram e como surgiram.

As palavras “cão” e “cachorro”, surpreendentemente, possuem a mesma origem etimológica, além da origem do sentido. Vem do latim “cattus” e, historicamente, era um termo usava para se referir tanto a cães quanto a gatos. 

Com o tempo, o termo foi sendo alterado para outras versões, como “catulus”, “catellus” e posteriormente “canus”, quando assumiu a referência apenas aos cães.

Com o decorrer do tempo, “canus” foi se tornando “cão” e “catulus” (a versão mais antiga do termo) foi se tornando “cachorro”.

“Cadela” também é uma palavra originada do latim “catella”, que significa “fêmea do cão”. O termo ainda foi cunhado em outras versões, como “catula”, por exemplo.

Quando surgiu o termo “canus” para definição de “cão”, o termo “catella” continuou sendo usado para se referir às fêmeas. Por isso seguiram na evolução etimológica até se tornarem “cão” e “cadela”.

Há ainda uma curiosidade sobre o termo “catulus”, que deu origem às palavras “cão” e “cachorro”. Acontece que a terminação “orro” foi adicionada quando o termo passou pelo idioma basco, formando assim um termo similar a “catorro”.

No entanto, se engana quem acha que “catorro” surgiu como uma referência aos caninos. Na verdade, significava “filhote”, para todo e qualquer animal. Depois, o termo foi evoluindo e se tornando específico para os animais canídeos.


E aí? Gostou do artigo e das curiosidades? Se sim, deixe nos comentários as suas opiniões e dúvidas! Nos vemos em breve!

Créditos das imagens: Freepik

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário