Gato preto dá azar? Veja 6 curiosidades sobre o animal!

Gatos pretos não merecem a má fama que possuem. Descubra aqui como surgiu a superstição do azar e outras curiosidades sobre os felinos pretos!

gato preto andando sob folhas

Já está mais do que na hora de excluirmos da nossa sociedade essa ideia de que gato preto dá azar.

Todo o preconceito, misticismo e superstição que insinua que os felinos pretos são um mau agouro não passam de folclores.

Hoje vou te contar tudo de mais legal sobre os gatos pretos!

Gato preto NÃO dá azar

Os gatos pretos não são responsáveis por nenhuma má sorte ou infortúnio.

Eles podem até fazer bagunça nos seus vasos de plantas, trazer insetos mortos para dentro de casa ou derrubar seus porta-retratos, mas nada que outras raças e cores de gatos também não fariam. 

Toda a superstição e preconceito com gatos pretos se deve, de modo geral, a mitos e folclores decorrentes da cor da pelagem. E não são só os gatos que sofrem esse tipo de preconceito, mas os cachorros também.

Contudo, hoje vamos dar destaque aos felinos. 

De onde vem a superstição sobre o gato preto?

A superstição de que gato preto dá azar é algo que surge fortemente na Idade Média, durante a ascensão e poder da Igreja Católica.

Na ocasião, inúmeras lendas e folclores foram criados ou disseminados a partir de informações distorcidas pela população e pela própria Igreja. 

A principal diz respeito ao fato de que mulheres acusadas de bruxaria tinham em comum a tutela de gatos pretos.

Não se sabe bem a razão ou coincidência que levou a essa crença popular, mas rapidamente o fato de possuir um gato preto começou a levantar suspeitas para a Inquisição Católica, responsável pelas mortes, torturas e exílios da época.

Em outros locais do mundo (ainda antes da Idade Média) alguns mitos corroboraram para o preconceito contra os felinos pretos. Por exemplo, na mitologia grega, a deusa Hera puniu uma serva de Alcmena a transformando no gato preto escravo da deusa da morte. 

Já os druidas, conselheiros e intelectuais da mitologia celta, apontavam o gato preto como a reencarnação das almas humanas que cometeram maldades em vida e voltaram na forma do felino para pagarem seus pecados. 

Existem outras diversas fontes históricas, lendas e ditos populares que fundamentaram a superstição sobre os animais de cor preta.

Gatos, cachorros, cavalos e até mesmo porcos foram e são vítimas de preconceito decorrentes dos mais diversos fatores culturais, religiosos e históricos. 

6 curiosidades sobre o gato preto

Mas, deixemos as partes ruins para lá! Que tal dar uma olhada em algumas curiosidades bem interessantes envolvendo os gatos pretos?

Confira:

Existem várias raças de gatos pretos

Apesar de muitos acharem que “gato preto” é uma raça, existem diversas raças de felinos com pelagem escura.

A mais famosa é a Bombaim que, de modo geral, é também uma das mais comuns da atualidade. Possui médio porte, pelugem toda preta e olhos amarelos ou âmbar.

Mas outras dezenas de gatos pretos já existiram e existem, do mais variados tamanhos e fisionomias.

A raça de gato preto Bombaim foi criada nos EUA

A famosa raça de gatos pretos Bombaim foi desenvolvida pela cientista Nikki Horner, sob a tentativa de criar um gato similar a uma pequena pantera negra nos anos 60.

A pesquisa durou 30 anos, até resultar numa variação de espécie de felino de pelagem curta e preta, com olhos amarelos. 

Gato preto já foi sinônimo de boa sorte

Na época das grandes navegações, os gatos eram aliados e quase sempre faziam parte das tripulações marítimas. A razão: eles eram excelentes no controle dos roedores durante as viagens.

Nessa época, os gatos pretos faziam sucesso, pois eram considerados os mais eficientes e imponentes dos felinos, também os menos “preguiçosos”.

Com isso, a tripulação que contava com um gato preto era vista como detentora de boas viagens. 

Gatos pretos eram exaltados no Antigo Egito

estátua da deusa bastet
A Deusa Bastet

Como muitos já sabem, os gatos eram muito queridos no Antigo Egito. Chegava a ser crime punível de morte o ato de executar ou ferir um felino.

Tudo porque eles eram considerados sagrados e estariam sob a proteção da deusa Bastet (cuja imagem era representada por uma mulher com cabeça de gato).

Dessa forma, os templos e casas adotavam e cuidavam de gatos, sobretudo gatos pretos. Um gato bem tratado era sinônimo de proteção e bençãos da deusa em questão.

Na Alemanha, é sinal de sorte um gato preto cruzar o caminho

Indo na contramão de vários países e culturas, na Alemanha a crença popular diz que se um gato cruza o seu caminho da esquerda para direita, você terá sorte em breve.

Até que dá vontade de encontrar um gato preto na rua, né?

Gatos pretos tem a menor taxa de adoção entre os felinos

Você sabia que, devido ao preconceito ao redor da cor do pelo, os gatos pretos são os menos adotados entre os felinos?

O mesmo acontece entre os cachorros, e isso é uma informação muito triste.

Os gatos pretos são lindos e merecem cuidados e carinho tanto quanto os gatos de outras cores e raças. Não deixe que unicamente a cor do pelo seja um critério para excluir os bichanos pretos da sua boa vontade de adoção.  

É sorte grande adotar um gatinho preto

Vamos abandonar esse mito ultrapassado de que gato preto dá azar.

Na verdade, o que dá azar é não ter um gatinho preto para ser nossa companhia diária. Eles são lindos, amigáveis, companheiros e trazem felicidade onde quer que estejam.

E aí? Você tem um gatinho(a) preto? Que tal contar um pouco da sua vivência com seu pet e ajudar a combater esse preconceito ainda tão cruel?

E, lembre-se, animais de pelo preto também merecem ser adotados e amados!

Créditos das imagens: Freepik.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário