Cachorro vira-lata (SRD): comportamento e personalidade

Tire suas dúvidas sobre comportamento, personalidade e saúde do Sem Raça Definida (SRD), também conhecido como cachorro vira-lata!

vira-lata sem raça definida olhando para a câmera

O cachorro vira-lata é amado por muita gente. Com um comportamento geralmente dócil e uma personalidade amigável, o cão sem raça definida é muito popular entre os amantes de cães.

No entanto, o vira-lata continua como um dos animais mais abandonados no Brasil.

A mídia vem dando mais espaço para o cachorro vira-lata com o intuito de consciencializar a população sobre os níveis de abandono, pois, embora a popularidade desse tipo de cão esteja aumentando, muita gente ainda prefere comprar cachorros de raça do que adotar um que não tenha raça definida.

Se você está pensando em adotar um cão SRD e, por isso, deseja conhecer mais sobre seu comportamento e personalidade, confira as informações e curiosidades a seguir.

Saiba mais sobre o cachorro SRD / vira-lata 

Comportamento

O comportamento do cão sem raça definida pode variar bastante, não apresentando um modelo padrão.

Isso porque o modo de se comportar do animal é baseado nas características herdadas dos seus pais.

Como o cão SRD pode ser resultado de uma mistura de várias raças, então fica muito difícil prever como será o seu comportamento, já que essas características são herdadas diretamente dos cães que geraram a prole.

No entanto, é sabido que de forma geral o cachorro vira-lata é dócil, brincalhão e carinhoso. Se os pais foram/são cachorros dóceis, então é bem provável que seus filhotes tenham o mesmo comportamento.

Porém, como a grande maioria dos cães SRD vivem nas ruas e, infelizmente, estão sujeitos a maus tratos, muitos podem apresentar um comportamento agressivo e um medo constante quando algum humano se aproxima. 

De forma resumida, podemos dizer que o vira-lata não apresenta um comportamento padrão já que ele é resultado da mistura de duas ou mais raça.

Personalidade

Assim como o seu comportamento, a personalidade do cão sem raça definida também está sujeita a sua origem e das raças que cruzaram e tiveram a prole.

Todas as suas características, incluindo a personalidade e comportamento, são definidas a partir de influências relacionadas aos seus pais. 

Dessa maneira, cada cão vira-lata pode apresentar uma personalidade única e possuir características muito interessantes. Pois, além da influência dos pais estar ligada diretamente a personalidade e o comportamento, também é a responsável pelos aspectos físicos do cão.

Ou seja, o cão vira-lata pode ser totalmente único e especial, já que é resultado do cruzamento de raças com características distintas.

Por exemplo, se um cão SRD é resultado de um Pug e um Beagle, este pode herdar características de ambos os pais e, por isso, ter uma personalidade única.

foto de divulgação da série "É o Bruno!"
Como o “beagle” da série It’s Bruno!

Os cachorros vira-lata são muito carinhosos, leais e protetores quando são bem tratados por seus donos.

Mas cada cão tem sua própria história e isso deve ser levado em consideração para entender a personalidade do animal.

Saúde

Acredita-se que os cachorros vira-lata tenham mais resistência do que os demais cães por conta do cruzamento de duas raças ou mais.

Como o cruzamento não é assistido, apenas os cães mais fortes sobrevivem, garantindo-lhes uma resistência imunológica mais forte.

Ao contrário do que muita gente acredita, os cães SRD não possuem mais resistência imunológica pelo fato de terem contraídos mais doenças (por conta da exposição que os animais sofrem nas ruas).

Por isso, em caso de adoção, é essencial que o dono leve o seu cachorro SRD para o veterinário para verificar a presença de doenças, parasitas etc. 

Outro ponto que vale a pena destacar é que não tem como prever se o cão terá algum tipo de doença herdada do pai e da mãe. Por isso as consultas constantes com um médico veterinário serão essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida do cão.

A raça não importa

O termo vira-lata foi criado para designar cachorros que vivem nas ruas revirando latas de lixo atrás de comida.

Embora a origem do termo tenha uma conotação pejorativa, as coisas estão mudando atualmente. Hoje o termo cão sem raça definida está atrelado ao vira-lata e, por conta disso, as pessoas estão perdendo cada vez mais o preconceito em relação a esse tipo de cachorro.

É fácil adotar um SRD / vira-lata

Diversas ONGs e lares e centros de proteção estão incentivando a adoção de cães que foram recolhidos da rua. A prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, lançou um projeto que incentiva a adoção de animais durante o período da pandemia.

O aplicativo chamado Entrega Pet deu tão certo que o número de adoção aumentou 50% no mês em que foi lançado o app.

Pelo Entrega Pet é possível visualizar vídeos e fotos dos animais, incluindo cachorros vira-lata, e escolher qual animal você deseja adotar.

Esse é só um exemplo de soluções que estão sendo desenvolvidas com o intuito de aumentar a adoção de cães SRD.


Como você pode ver, o comportamento e a personalidade do cachorro vira-lata vai depender das raças dos pais. Mas, geralmente, é um tipo de cão alegre, dócil e bastante fiel ao seu dono.

Se você está pensando em ter um cão, adote. Hoje em dia há diversos locais onde você pode encontrar um cachorro sem raça definida, cuidado e pronto para receber amor e carinho.

Wallace Chagas
Apenas um cara apaixonado por música, literatura, e-sports e feijão tropeiro. Produz conteúdo para internet desde quando tudo isso aqui era mato. Fundador da Chagas Web.

Deixe seu comentário