10 motivos para adotar um cão adulto

Saiba por que adotar um cachorro adulto é a melhor escolha que você poderá fazer. Aliás, será que é preciso tanto motivo assim pra isso?

cachorro sendo levado no carro

Está pensando em ter um cachorrinho mas prefere um filhote por motivo X ou Y? Mas… será que tem tanta diferença mesmo?

Saiba um pouco mais sobre a adoção de cães já adultos e quais são as principais vantagens – não só para você, mas para o próprio cãozinho também.

Na grande maioria das vezes, a adoção de um pet adulto é a mais adequada. Confira os motivos abaixo:

1. Porte: você já saberá o tamanho exato do cão

Tamanho é documento: fato ou não? Bom, se você mora em um apartamento pequeno, talvez o porte do cachorrinho seja um ponto importante.

Por mais que seja possível ter uma estimativa de qual será o porte de um cão de raça filhote, isso pode variar. Mas e se for um filhote sem raça definida, então? Mesmo estimando pela pata, pode vir alguma surpresa por aí.

Um cão adulto não irá mais crescer, então esse é seu tamanho final. Nada de futuros arrependimentos como “poxa, eu pensei que ele cresceria menos!”.

2. Personalidade e temperamento: nada de surpresas

É muito difícil saber como será o temperamento de um cão quando ele ainda é filhote, mesmo mais crescidinho. Muita coisa pode mudar.

E não adianta, treinamento não vai mudar, digamos, a essência do cão. Cada um tem sua personalidade, que pode ser moldada durante o crescimento mas é única.

Então, um cão adulto já tem essa personalidade definida e você já poderá ver qual é seu temperamento logo de cara. E ainda há a adaptação nas primeiras semanas, que também é bem mais fácil quando o cachorro já é adulto.

3. Treinamento e aprendizado: bem mais fácil com adultos

Muita gente prefere filhotes com o argumento de que eles são mais fáceis de educar e treinar. Confesso que, na prática, nunca vi isso.

Cães adultos entendem melhor os comandos, além de terem mais foco. Filhotes têm muita energia e se distraem facilmente. Adultos não têm mais tanta curiosidade, então vão estar sempre atentos.

A Caju aprendeu rápido os comandos mais básicos e ainda aprende mais algumas coisas. E isso não tem uma data de validade, porque ainda tenho mais algumas coisinhas para ensiná-la.

4. Energia pra queimar: cães adultos são mais calmos

Como disse acima, filhotes são mais curiosos e tendem a se distrair mais facilmente. E com tanta energia pra queimar, adivinha pra quem vai sobrar?

  1. Pra você, que terá tempo o suficiente pra brincar com ele o dia inteiro
  2. Pros seus móveis, que são ótimos para morder, arranhar e destruir

Se você respondeu a alternativa 1, parabéns! Você – e seu cachorrinho – têm muita sorte.

5. Cuidados: A fase mais complicada já passou

Filhotes precisam de cuidados especiais. Não só alimentação e atenção, além da limpeza de acidentes indesejados, mas com saúde e castração.

Cães adultos resgatados normalmente já são castrados e vermifugados assim que possível e só são colocados para adoção quando estão recuperados.

Além disso, você não vai correr riscos com os já citados acidentes indesejados. Filhotes tendem a fazer muito mais sujeira, e se sujarem durante o processo. Os adultos são mais espertos.

cão "abraçando" o dono
Cães também são gratos pela adoção, sabia? Veja mais abaixo!

6. Independência: eles sabem se virar e ficar sozinhos

Olha, dependendo do trauma que alguns têm, eles até preferem ficar sozinhos. Claro que isso não é uma vantagem, mas é uma característica que não pode ser ignorada (e por vezes precisa ser tratada, caso o animal seja violento).

Bom, por serem adultos, aquela fase da dependência pra tudo já passou. Filhotes são mais “carentes”, além de não saberem se virar sozinhos. Aí, novamente vai sobrar pros seus móveis.

7. Saúde: você já saberá como ele está ou ficará

Um cão adulto normalmente já apresenta características de doenças ou problemas genéticos, por exemplo. Ao adotar um filhote, a não ser que você conheça os pais do cachorrinho, é mais difícil saber o que vem pela frente.

Além disso, os adultos tendem a ser mais resistentes que filhotes por motivos óbvios, claro.

8. Bolso: por que comprar se é de graça?

Escrevi o texto inteiro com foco em adoção, mas achei necessário fazer esse tópico caso você ainda esteja com a ideia de comprar um cachorro. Não vou nem tocar no assunto de o quão criminosos alguns canis são – vamos focar só no lado financeiro da coisa.

Ao adotar um cão, o máximo que você faz é pagar por algum tratamento, caso ele precise de algum cuidado especial. Na grande maioria das vezes ele já está cadastrado, vermifugado e com as vacinas em dia.

9. Lar para quem precisa: eles foram abandonados

Abandonados, nasceram na rua, ou simplesmente não podem mais ficar onde estão. Independentemente do motivo, eles precisam de alguém. Urgente!

Não sabemos muito sobre o passado da Caju, se ela foi abandonada ou se sempre morou na rua. Só sei que alguma pessoa a alimentava eventualmente, mas, de resto, ela vivia apanhando de outros cachorros na rua e provavelmente de alguns humanos também.

Ao adotá-la, não fiz um bem só pra mim ao procurar por uma companhia. Fiz bem para ela também, que agora tem um lar, proteção e comida.

10. Gratidão: o cachorro sabe que você o salvou

Complementando o item acima, é notável a gratidão que os animais têm quando são adotados – principalmente os resgatados. Eles têm plena consciência de que foram resgatados, e pra eles você é a melhor coisa que já aconteceu em suas vidas.

A Caju está sempre abanando o rabinho, mesmo quando não há motivo pra isso. Se ela sai para passear com minha namorada, na volta para a casa ela vem correndo me procurar.

Ah, e não estranhe se você adotar um cão de rua e ele dormir mais que o normal, porque isso é… normal. Na rua não há segurança alguma, eles precisam estar atentos a todo tipo de ameaça. Quando adotados, nada mais justo que botar o sono em dia. Eles merecem.

Não compre, adote!

Esses são apenas dez motivos, mas existem bem mais – porém, são necessários bem menos que dez para a adoção de um animal de estimação.

Você tem um pet adotado? Conte sobre seu vira-latas nos comentários!

Quantas estrelinhas esse post merece?

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4
10 motivos para adotar um cão adulto

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Avatar
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre cães. Atualmente mora com a Caju, vira-latinha resgatada da rua. Siga no twitter!

Deixe seu comentário