O que é vira-lata? E SRD?

Vira-lata ou vira lata? Sem Raça Definida? É tudo a mesma coisa? Tire todas as suas dúvidas sobre cães de rua com ou sem raça.

cachorro procurando comida em uma lata de lixo

Muita gente acha que “vira lata” significa “cão sem raça”. Mas será que é isso mesmo?

Na verdade, a resposta é um pouco óbvia – mas a gente acabou se acostumando com o termo dessa forma.

O que é vira-lata?

Vira-lata é um cão de rua. O nome em si faz todo sentido: é um cão que vira latas de lixo para procurar por alimentos.

De certa forma é errado dizer que “vira-lata” é necessariamente um cão sem raça. Afinal, existem cães de rua com raça também – afinal, o abandono não escolhe raça.

O que ocorre é que cães de rua acabam cruzando com cães de outras raças, gerando híbridos, mestiços e por aí vai. Então, é muito mais fácil encontrar um vira-lata sem raça definida.

Vira lata ou vira-lata?

De acordo com as normas ortográficas, o correto é vira-lata.

Mas o nome do blog, Amo Vira Lata, não está incorreto. Afinal, por se tratar de um nome, há maior liberdade na escrita. Além disso, foi um facilitador para não haver confusão na hora de digitar o domínio, que é amoviralata.com.

vira-latas é o plural de vira-lata.

O que é SRD?

S.R.D. é a sigla para Sem Raça Definida. É o termo ideal para falar de cães sem raça. Afinal, como dito acima, nem todo vira-lata é sem raça. E nem todo SRD é vira-lata!

Ainda é possível fazer uma separação por categorias aqui:

  • Híbridos: são a mistura de duas raças definidas, como Pug + Beagle. Em casos assim é possível encontrar até um nome para esse cruzamento – como Puggle, nesse exemplo.
  • Mestiços: possuem características físicas de duas ou mais raças. Normalmente o cruzamento entre um cão com raça e um híbrido ou SRD, por exemplo.
  • SRD: não se assemelham fisicamente com nenhuma raça definida, como a Caju.

Conclusão

Como você pode ver, é tudo questão de semântica.

Não se trata de ser errado falar uma coisa ou outra, mas sim de utilizar o termo adequado para cada caso!

Fabio Lobo
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre cães. Atualmente mora com a Caju, vira-latinha resgatada da rua.

Deixe seu comentário