Guia de primeiros socorros para cães e gatos

Aconteceu um acidente? Saiba quais são os primeiros socorros para cães e gatos e tenha seu kit preparado para emergências!

cão com um estetoscópio ao lado de um gato miando

Mesmo cuidando e sendo bem atenciosos com os pets, acidentes podem acontecer. Até dentro de casa é possível que nossos animais de estimação se machuquem. E, nesses casos, é essencial ter acesso a um guia de primeiros socorros para cães e gatos.

Levar o animal machucado a um veterinário é essencial, especialmente em situações onde a lesão é grave ou em casos de envenenamento.

No entanto, saber como prestar os primeiros socorros para seu cão ou gato poderá ser primordial para a saúde do bichinho. 

Além disso, é muito importante ter um kit com equipamentos e utensílios essenciais para atender os bichinhos em situações emergenciais. Nunca sabemos quando iremos precisar.

E a ação rápida pode decidir se nosso pet vai sobreviver ou não, por isso é importantíssimo ter um kit de primeiros socorros em vista e saber o que fazer em determinadas situações.

Como montar um kit de primeiros socorros para cães e gatos?

O kit de primeiros socorros para cães e gatos não deve ser igual àquele disponível para humanos.

Animais possuem um metabolismo e características totalmente diferentes, o que demanda medicamentos e utensílios próprios.

Os itens deverão ser de uso veterinário e indicados por um profissional da área. 

Veja quais itens devem estar presentes em sua maleta:

  • Focinheira
  • Luvas de borrachas descartáveis
  • Gazes
  • Cotonetes
  • Esparadrapo
  • Ataduras
  • Desinfetantes e soros fisiológicos
  • Sabonetes antissépticos
  • Tesoura
  • Água oxigenada
  • Termômetro
  • Analgésicos e anti-inflamatórios
  • Medicamentos para diarreia
  • Pinça
  • Carvão ativado
  • Seringa
  • Pomadas cicatrizantes
  • Antiparasitários
  • Anti-histamínicos

Ao reunir esses itens, é possível oferecer uma ajuda rápida para seu pet sem ter que ficar procurando pro toda casa o utensílio/medicamento desejado. A dica é deixar o kit em um local seguro e acessível.

Outra dica é montar um kit de primeiros socorros para viagens, especialmente quando o trajeto for longo.

Como prestar os primeiros socorros para cães e gatos?

Cães e gatos são muito curiosos e travessos por natureza. Por conta disso, podem acabar se envolvendo em acidentes e situações que colocam suas vidas e saúde em risco.

E, para nós que cuidamos, é muito importante saber como agir em determinadas situações para prestar os primeiros socorros necessários.

veterinária analisando um cão
A melhor opção sempre será levar seu pet em um centro veterinário o mais rápido possível!

Em diversas situações, uma atitude bem executada pode salvar a vida do pet. E para ajudá-los, mostraremos a seguir o que fazer em algumas situações:

Como socorrer um pet engasgado?

Abra a boca do animal e tente retirar manualmente o objeto que está fazendo o animal se engasgar.

Caso o cão ou gato esteja mostrando um comportamento agressivo, dê leves tapas em suas costas na altura das costas.

Se o bicho for pequeno, vire-o de ponta cabeça segurando-o pelas patas e sacuda com cuidado até que o objeto seja liberado.

Como tratar queimadura em um animal de estimação?

Se o seu cão ou gato se queimou, a primeira coisa a ser feita é lavar a região atingia com água fria corrente por, pelo menos, 10 minutos. Isso ajudará a resfriar o local, diminuindo a dor e o desconforto do pet.

Não aplique pomadas ou siga receitas caseiras, pois essas coisas sem a orientação de um profissional podem acabar prejudicando a situação.

Cubra a queimadura com um pano limpo, tomando cuidado para que não grude no machucado.

Depois disso, leve o animal para uma clínica veterinária para receber o tratamento adequado.

O que fazer em caso de fraturas em animais domésticos?

Casos de fraturas são muito comuns em casos de quedas e de atropelamento. Nessas situações é necessário imobilizar as fraturas com esparadrapos e objetos retos.

O animal de estimação pode ficar bastante agressivos nessas situações, por isso é preciso tomar cuidado ao se aproximar.

Em caso de lesões com fratura exposta, a dica é cobrir o local com um pano limpo e não tentar, sob hipótese nenhuma, colocar o osso no lugar. Além de causar mais dor, você pode prejudicar a situação de seu pet.

Leve o animal na clínica veterinária mais próxima para receber o atendimento adequado.

Como agir em caso de envenenamento de cães e gatos?

Muitos cães e principalmente gatos acabam sendo envenenados e, nessas situações, a ação rápida é essencial para que o pior não aconteça.

A primeira coisa a ser feita nessas situações é identificar a causa do envenenamento, a quantidade e há quanto tempo o animal foi envenenado. Essas informações ajudarão o veterinário a ter as melhores abordagens.

Se o animal vomitar, recolha uma amostra do material para apresentar ao especialista.

Pegue o carvão ativado e siga as orientações do fabricante e ofereça o produto diluído utilizando uma seringa sem agulha. O carvão ativado tem o poder de absorver substâncias tóxicas do organismo. 

Leve o animal o mais rápido possível a uma clínica e não tente provocar vômito. Isso porque, dependendo da substância, o animal pode acabar queimando o esôfago ao vomitar.

Como cuidar de cortes e ferimentos em animais de estimação?

A primeira coisa a ser feita é lavar o local lesionado com água corrente para diminuir os riscos de infecção.

Utilize então um pano limpo para pressionar a região do corte para controlar a hemorragia.

Não se esqueça de levar o seu amigo de quatro patas numa clínica veterinária para receber atendimento de um profissional.


Essas informações irão te ajudar bastante em caso de acidentes e outras situações indesejáveis que nossos pets podem se envolver.

Em caso de acidentes, é preciso manter a calma e ter em mãos o seu kit de primeiros socorros para cães e gatos.

E você, já montou o seu kit? Seu pet já se envolveu em uma situação que precisou de atendimento rápido? Conta pra gente nos comentários!

Créditos das imagens: Freepik.

Wallace Chagas
Apenas um cara apaixonado por música, literatura, e-sports e feijão tropeiro. Produz conteúdo para internet desde quando tudo isso aqui era mato. Fundador da Chagas Web.

Deixe seu comentário