Cuidados ao viajar com pets

Medidas básicas garantem a proteção e conforto do animal de estimação durante as viagens da família. Confira nossas dicas de cuidados ao viajar com pets!

cão caramelo usando óculos escuros na janela do carro

Na hora de viajar com pets, alguns cuidados são importantes para a proteção, conforto e saúde do seu bichinho. Seja de carro ou avião, é preciso saber como preparar e executar o transporte seguro do seu pet nas viagens inesquecíveis da família.

Quem cuida de um amigo de 4 patas sabe como é estar prestes a viajar e não saber o que fazer com o ele. Muitos preferem deixar o bichinho sob os cuidados de alguém responsável, mas também existe a possibilidade de levá-los junto.

No último caso, é importante ressaltar que não se deve fazer o transporte dos animaizinhos de qualquer jeito. Medidas de segurança são essenciais para que o trajeto da viagem seja feito sem nenhum tipo de problema para os pets ou seus donos. Confira:

9 cuidados ao viajar com pets

As viagens são ótimos momentos para criar boas lembranças com a família, inclusos os animais de estimação, como os gatos e cachorros. Para que tudo saia como planejado, é preciso tomar algumas providências antes e durante o transporte dos animaizinhos. 

Confira se as vacinas estão em dia

Em primeiro lugar, inspecione o cartão de vacinação do seu pet e confira se todas as vacinas estão em dia. Viagens são situações de exposição para os animais de estimação, então eles precisam estar protegidos e saudáveis. 

Dependendo do destino da viagem, pode ser um requisito obrigatório que o pet esteja com todas as vacinas em dia. Isso é prioridade principalmente em viagens internacionais.

Consulte um veterinário

Deve-se consultar um veterinário para avaliar as condições de saúde do pet, para que este autorize ou não a viagem após um diagnóstico simples. 

Por exemplo, cães e gatos filhotes que não tomaram todas as vacinas não devem fazer viagens. Do mesmo modo, os animais de estimação idosos ou doentes.

No último caso, viajar pode ser uma experiência desgastante e muito estressante para o pet. 

Verifique a documentação necessária

Para viagens de carro ou ônibus, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro exige, por questões sanitárias, algum documento emitido por veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) que ateste que o pet possui condições de viajar.

Esse atestado pode ser obtido em clínicas veterinárias.

Já no caso de viagens de avião, o pet precisa estar vacinado contra a raiva há pelo menos 30 dias. Em viagens internacionais, dependendo do destino, são necessários o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), uma espécie de passaporte retirados no Ministério da Agricultura. 

Além disso, a microchipagem pode também ser um critério obrigatório para a entrada do pet em países onde a medida é um requisito turístico. 

Além dos documentos citados, lembre-se de sempre levar com o cartão de vacinação do animal em mãos e pesquisar sobre os documentos específicos necessários para o seu destino de viagem. 

Verifique se o destino e hospedagem são pet-friendly

Caju na entrada do quarto do Hotel Fazenda Estância Vale da Barra
Caju no hotel fazenda

Não adianta ter todos os cuidados ao viajar com o seu pet se na hora da chegada no destino, o local e a hospedagem não aceitarem bem o seu bichinho de estimação. 

Se quiser ver um bom exemplo de hospedagem, veja nosso artigo sobre hotel fazenda pet-friendly onde também há dicas de viagem para destinos longe da área urbana.

Pesquise sobre as leis animais do seu destino e como é a aceitação de bichos de estimação nesses locais. Lembre-se que em alguns lugares do mundo existem punições severas para quem, por exemplo, anda com o animal sem coleira ou não recolhe o cocô na rua. 

Pesquise sobre as passagens do seu pet

Lembre-se que as empresas aéreas e rodoviárias cobram taxa para realizar o transporte do animal. Além disso, muitas vezes o pet precisará ir na parte de carga do avião ou veículo, longe do dono.

Sendo assim, sempre aposte na opção mais cuidadosa e procure resolver essas questões com antecedência. 

Acostume o seu pet com a caixa de transporte

Independente de onde o animal vai viajar, na cabine com o dono ou na área de bagagem, ele vai precisar estar sempre na caixinha de transporte. 

Por isso, vá treinando o seu pet com a caixa. Coloque-o dentro dela por alguns minutos ao dia e aumentando o tempo de permanência nos dias anteriores a viagem. 

Com isso, na hora do transporte em si, seu pet já estará mais habituado e menos estressado com a situação.

Viaje com o seu pet de banho tomado

É importante que o seu pet viaje limpo e livre de pulgas e carrapatos.

Além de tornar a viagem mais confortável para ele, essa medida prevenirá doenças que põem em risco a saúde do seu bichinho e o sucesso da viagem em si. 

Não viaje com o seu pet medicado

Apesar de ser um erro comum, é extremamente contraindicado dar medicamentos sedativos para o animal antes de viagens. A não ser que seja recomendação de um médico veterinário.

Caso o animal inicie o trajeto dopado e o efeito passe no meio da viagem, ele pode reagir com muito surpresa e estresse a circunstância. 

Certifique-se de que o animal esteja bem alimentado, hidratado e confortável. Esses cuidados ao viajar com pets já bastam para um trajeto minimamente tranquilo.

Pesquise por companhias bem avaliadas no transporte de bichos de estimação

Na internet ou com ajuda de outros cuidadores de animais de estimação, busque por informações de companhias (aéreas ou rodoviárias) bem avaliadas no transporte de pets.

Esse cuidado é superimportante em viagens internacionais, quando as viagens geralmente são mais longas e o dono passa muito tempo longe da companhia do pet.

Procure por comentários, indicações, reclamações sobre o tema.


Viu só como os cuidados ao viajar com o seu pet podem evitar diversos tipos de dores de cabeça? 

A hora da viajar com pets deve ser tranquila e memorável, portanto, sempre aposte nas medidas que garantem o bem-estar de todos. Desse modo, tudo o que resultará da experiência são boas lembranças!

Créditos das imagens: Freepik e arquivo pessoal.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário