Tipos e cores de pelos de cachorro

Saiba tudo sobre tipos e cores de pelos de cachorro. Aprenda também as melhores formas de tratar a pelagem do seu animal de estimação.

poodle deitado em um tapete idêntico ao seu pelo

Sabia que os tipos e cores de pelos de cachorro têm um impacto significativo em sua saúde e qualidade de vida?

Uma das maiores felicidades de um tutor é ver o seu animal saudável, alegre e com os pelos brilhando. Contudo, para chegar a isso algumas atitudes são essenciais.

Além de uma boa alimentação, um ambiente limpo e muito carinho, os cães precisam que a sua pelagem seja bem tratada. Pois os cachorros, assim como nós, precisam cuidar das “madeixas” de vez em quando.

Por que os pelos dos cachorros são importantes?

Além de caracterizarem esses pets os tipos de cores e pelos exercem um papel fundamental na vida dos cães.

Elas são importantes para o equilíbrio da temperatura corporal, proteção contra os raios solares e agentes externos como mosquitos e parasitas, além de evitar feridas em acidentes mais leves.

Porém, caso não sejam cuidados adequadamente, eles podem fazer o oposto e acabar prejudicando a saúde e o bem estar dos caninos.

Por exemplo, nem em todas as raças podem ser tosadas e dependendo da pelagem banhos frequentes ou o uso de shampoos e condicionadores inadequados podem ser danosos.

Também quando o cachorro perde muito pelo, ou eles estão opacos e fracos, pode ser um sinal de problemas de saúde.

Ou seja, aprender sobre os tipos e cores de pelos de cachorro irá te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

Quais são os tipos e cores de pelos de cachorro?

A pelagem dos caninos possui 4 aspectos: textura, comprimento, padrão e cor.

Textura e comprimento dos pelos

As texturas dos pelos são lisos, ondulados, encaracolados e duros, já com relação ao tamanho podem ser curtos ou longos.

Pelos Lisos Curtos

Esses pelos são de 1cm até 4cm e necessitam de pouca manutenção.

Por isso os banhos podem ser mensais ou a cada mês e meio, não precisam de tosas e a escovação pode ser feita uma vez por semana com uma escova macia.

Pelos Lisos Longos

O cuidado com essa pelagem é constante, pois são muito fáceis de embolar, por isso é recomendável escovar pelo menos uma vez por dia.

Os banhos podem ser mensais ou quinzenais e as tosas devem ser com tesoura preferencialmente com um profissional especializado.

Pelos Ondulados Longos

Normalmente encontrada em cachorros de médio e grande porte, os cuidados com esses pelos costumam ser os mesmos que em pelos lisos longos: escovar frequentemente e banhos mais espaçados.

Pelos Encaracolados Longos

Essa pelagem com certeza é a que mais dá trabalho. Esses cães precisam de tosas o ano inteiro.

Os banhos devem ser feitos a cada 20 dias preferencialmente por profissionais, pois a secagem deve ser cuidadosa para evitar o acúmulo de umidade.

Também devem ser escovados no mínimo uma vez por semana para evitar a formação de nós.

Para a escovação o ideal é utilizar escovas com dentes mais grossos e espaçados.

mulher penteando o pelo de um cachorrinho
Escovar os pelos do seu pet também é cuidar de sua saúde!

Pelos Duros

Os pelos duros tem uma textura áspera e os fios podem atingir até 10 cm.

É aconselhável escovar esses cachorros todos os dias pois os fios ressecam rapidamente e ficam presos. Já os banhos podem ser uma vez por mês.

Pelos Duplos

Além dos tipos de pelos já citados, existem cães cujos os ancestrais vieram de regiões frias, então têm uma camada dupla de pelos: uma com pelos curtos e densos e outra exterior com pelos longos.

Eles necessitam de banhos mensais e a tosa pode ser de acordo com o clima da região que vive. 

Apenas lembrando que se optar por dar banho em casa, compre um shampoo adequado para a idade, pelagem e condições de saúde do seu cão.

Na dúvida, consulte um veterinário.

Padrão e cor dos pelos

Assim como em outros animais, os padrões e cores dos cachorros, como os olhos e tamanho, variam de acordo com o tempo.

Então é normal que um filhote branquinho passe para uma coloração cinza em poucos meses e depois, na velhice, voltam a ter os pelos brancos.

As cores dos pelos caninos podem ser: amarelo, dourado, caramelo, chocolate, preto, cinza, azul (um cinza quase preto), vermelho… enfim, as opções são infinitas. Principalmente em cães vira-latas que não possuem nenhum modelo pré-definido.

Assim como as cores, os padrões variam bastante. Seguem alguns:

  • Bicolor ou tricolor: com duas ou três cores distintas
  • Fulvos: bege com diferentes tonalidades
  • Tigrado: padrão listrado
  • Merle: manchas sobre uma pelagem de cor sólida ou bicolor
  • Arlequim: manchas escuras sobre pelos brancos
  • Lobeiros: pelos claros na base e escuros nas pontas
  • Pintalgado: padrão dos Dálmatas

Essas características são importantes para identificar as raças dos cães. Como por exemplo o Golden Retriever, que como o nome já diz, tem a pelagem toda dourada (golden significa dourado em inglês).

Outros exemplos são a raça Samoieda que tem os pelos brancos, e os Yorkshire Terrier que possuem pelagem com tons de azul e fulvo.

Outro caso é o dos Pugs, que mesmo que tenha padrões diferentes em seus pelos, o fulvo é o mais característico.

pastor alemão no meio de uma floresta
Não se esqueça do Pastor Alemão e sua inconfundível “capa preta”.

Relação entre pelagem e a saúde dos cães

É importante destacar que além da questão estética, os tipos e cores de pelos dos cachorros podem indicar problemas de saúde nos pets.

Através de pesquisas científicas identificou-se que determinados tipos de cores e pelos tem predisposição a algumas doenças.

Um estudo publicado na revista Canine Genetics and Epidemiology analisou as diferentes cores de Labradores (amarelo, preto e chocolate). Nesta pesquisa constatou-se que os Labradores cor chocolate são mais propensos a doenças como otite externa e dermatite piotraumática.

Também cachorros com pelos longos e espessos ou com dobras de pele têm mais chances de desenvolver dermatite canina, uma infecção ou inflamação na pele do pet.

Isso acontece porque as suas características genéticas tornam o ambiente favorável à proliferação de fungos e bactérias, aumentando o risco de desenvolver a doença.

Por isso, para prevenir e diminuir a incidência de problemas de saúde no seu companheiro é fundamental saber os tipos e cores de pelos do cachorro e cuidar deles de forma correta.

Mas se mesmo depois da leitura ficar alguma dúvida, consulte um veterinário!

Créditos das imagens: Freepik

Deixe seu comentário