Cuidados com cães no Verão e em dias quentes

A exposição ao sol e ao calor pode causar feridas, mal-estar e doenças nos cães. Veja como protegê-los da alta temperatura no verão e dias quentes em geral.

cachorro na praia vendo o por do sol com seu tutor

No Verão e em dias quentes, é importante tomar cuidado com os cães. A exposição exagerada ao sol e o calor são fatores de risco para episódios de mal-estar e doenças nos pets.

Assim como nós, humanos, ficamos sujeitos a passar mal nos dias quentes, os cachorros também correm esse risco. 

No entanto, existem cuidados para a proteção dos nossos pets. A cautela evita e diminui as consequências negativas dos períodos mais quentes do ano. Confira:

Cuidados com cães em dias de sol

Aqui você encontra as melhores dicas para manter seu pet saudável no calor. É preciso tomar cuidados com cães no Verão e em dias quentes por diversos motivos. 

O principal deles é que os cachorros não possuem glândulas sudoríparas e transpiram apenas pela salivação. A temperatura do corpo dos cães também demora para baixar. 

Graças a esses e outros fatores, é importante protegê-los para que eles não passem mal ou desenvolvam doenças consequentes das altas temperaturas. 

Escolha bem o horário do passeio 

Nos dias quentes de sol, passeie com o seu cachorro em horários de exposição solar menos intensa, como antes das 10h e após às 16h. 

Além disso, existem no mercado produtos de proteção solar para cachorros. Estes são indispensáveis principalmente para cachorros albinos, de pelo curto, sem pelos ou de pelugem clara. 

Aqui no site, temos um artigo só com dicas para fazer passeios adequados e saudáveis com cachorros. Se quiser mais informações, leia: Cuidados ao passear com o seu cão na rua

Hidratação é fundamental 

Os cães usam a ingestão de água como a principal forma de se refrescar e diminuir a temperatura do corpo. 

Portanto, sempre leve água para a hidratação do seu pet. Do mesmo modo, certifique-se de que a água não fique quente. 

Proteja as patas 

Se o chão estiver muito quente, as patas do seu pet possivelmente vão queimar e há o risco de desenvolvimento de feridas dolorosas. 

No pior dos casos, as feridas causadas por queimaduras e machucados nas patas podem infeccionar e colocar o pet em risco de saúde. 

Por isso, passeie por lugares ensombrados e de preferência resfrie as patas do seu pet com água fria durante o passeio. 

Use a focinheira adequada

Lembre-se de que os cães não suam através da pele, e sim regulam a temperatura do corpo através da salivação e respiração. 

Por isso, use uma focinheira confortável, que não aperte e que não dificulte a respiração do seu pet. Isso garante que o seu bichinho não passe mal. 

Quanto mais pelos, mais calor 

Cachorros com muito pelo ou com pelugem escura são os que mais sofrem com o aumento de temperatura e exposição solar.

Além de ficar mais difícil de se sentir frio debaixo de muito pelo, quanto mais escura é a pelugem, mais o calor é absorvido. 

Portanto, se o(s) seu(s) pet(s) se encaixam nessas categorias, o cuidado precisa ser redobrado. 

Cuidado com a areia da praia

Um dos cuidados com cães no Verão e em dias quentes diz respeito aos passeios na praia. 

Se você quer levar o seu cão para passear na areia da praia, o permita caminhar apenas pela parte molhada e fria da areia. Isso evita queimadura nas patas.

Nunca resfrie o seu cão bruscamente

Se o seu pet estiver passando mal com insolação ou muito calor, nunca o resfrie de uma única vez. Isso pode causar choque térmico e ser fatal para o cãozinho.

Vá resfriando aos poucos. Leve-o a um local frio e ofereça água fria. Deixe-o descansando por alguns minutos antes de banhá-lo. 

cão caramelo usando óculos escuros na janela do carro

Como proteger os cães do calor

Além do sol, o calor intenso também pode ser prejudicial para os cachorros. Mesmo dentro de casa ou na sombra, é preciso tomar cuidados a respeito das altas temperaturas. 

Pensando nisso, veja como proteger o seu animal de estimação do calor intenso usando simples dicas e truques:

  • Deixe sempre água fria disponível para o animal ingerir e se hidratar no calor. Seja nos passeios ou em casa. 
  • Mantenha o cão em local coberto e, de preferência, o mais ventilado possível.
  • Em casos extremos com animais muito peludos ou com dificuldade de respiração, um ventilador ou ar-condicionado podem ser a melhor saída. 
  • Evite vestir roupas nos pets nos dias quentes. 

Doenças caninas comuns do Verão

Além das consequências negativas do sol e do calor, ainda existem doenças de estação que podem atingir o seu pet. 

Veja quais são as doenças caninas comuns no Verão.

  • Infestação de pulgas e carrapatos: a umidade e calor são grandes fatores para a multiplicação destes parasitas. 
  • Doenças de pele: Dermatites, queimaduras e sarna são doenças que podem afetar os cães nos períodos mais quentes do ano. 
  • Viroses: Graças a aumento de contato entre pets e animais de rua (época de passeio com animais), os cães correm o risco de adquirir viroses contagiosas, como a Cinomose. Mantenha a vacinação do pet em dia para evitar tais doenças. 
  • Hipertermia: O elevado aumento de temperatura é chamado de hipertermia e pode por em risco a saúde do seu cão. 
  • Otite: A inflamação dos ouvidos dos cães se dá muito por causa da umidade. Portanto, se o seu cão gosta de água (banho, piscina ou mar), há chance de desenvolvimento de otite. 

Estes são os principais cuidados com cães no Verão e em dias quentes.

Seguindo as instruções dadas, é possível aproveitar ao máximo os períodos quentes do ano com o seu doguinho sem nenhuma dor de cabeça posterior!

Vale ressaltar ainda que o frio também pode causar consequências negativas nos cachorros. Se quiser saber mais, veja nosso artigo Inverno: Dicas e cuidados com cães em dias frios.

Créditos das imagens: Freepik.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário