Gato miando: o que significa?

Já parou pra pensar em o que um gato miando quer dizer? Entenda o que seu bichano está tentando te falar com cada tipo de miado!

gato filhote miando em um sofá

Ouvir o gato miando pode ser uma experiência de muita fofura ou muita frustração. Sabemos que eles querem nos dizer alguma coisa, mas o quê? A comunicação dos felinos é bem particular e nem sempre os humanos entendem o que eles querem dizer, mesmo aqueles com quem passam bastante tempo.

Portanto, se você tem um desses companheiros e está em dúvida sobre o que ele tanto está falando, veio ao post certo.

Vamos decifrar a linguagem dos gatos!

Por que o gato mia?

Antes de listar as possíveis razões, é preciso entender de onde vem os miados.

Se você prestar atenção, perceberá que eles surgem principalmente quando querem se comunicar com você, humano. Com outros animais, a comunicação costuma ser menos verbal — algo fácil de notar, já que eles usam outros sentidos para se expressar.

Isso acontece porque os gatos aprendem desde cedo que nós respondemos a esses estímulos vocais, até mais do que os corporais. Quando filhotes, eles miam para a mãe, mas tenderiam a perder o hábito se não fossem domésticos.

Como miar funciona para conseguir nossa atenção, eles não param. Agora, para que eles querem atenção? Aí temos um monte de variáveis para explorar.

O que diz a ciência?

Muitos estudos ao redor do mundo comprovam que a vocalização felina pode ter diversos significados. O National Center for Biotechnology Information (NCBI) publicou em 2020 um artigo científico que identifica diferenças entre miados em contextos distintos, e também de machos para fêmeas em alguns casos.

A ciência já conhece e separa cerca de 20 tipos de sons e, ainda assim, cada um pode ter mais significados dependendo da situação. Para não falar nas diferentes vozes, que são individuais, assim como as nossas.

Mas não precisa perder as esperanças: os principais miados costumam revelar as mesmas coisas e nós temos bastante repertório compartilhado entre donos de gatos mundialmente.

Significados dos miados

Mesmo com tantas variáveis, dá para ter uma boa ideia do que o gato miando está querendo.

É só lembrar de aplicar o que você vai aprender aqui à sua realidade e à personalidade do seu gatinho, certo?

Socialização

Miados curtos e rápidos, principalmente se acontecem depois dos humanos da casa acordarem ou voltarem após um dia de trabalho, normalmente significam simples cumprimentos.

É um jeito de falar “oi!” e talvez esperar por um carinho para começar bem o dia!

gato deitado olhando para a tela de um smartphone na mesa
Seu gato te envia áudios de bom dia pelo WhatsApp e você não entendia?

Fome e outras necessidades

O gato miando que quer pedir comida na hora da fome costuma emitir um tom baixo e com duração média.

Eles estão exigindo atenção para uma situação que desejam mudar, muitas vezes um pote de ração ou de água vazios, ou uma caixa de areia suja. Não é incomum que eles te levem até onde está o problema.

Outras reclamações também podem surgir, como quando o tempo está muito quente. Eles também sentem calor e podem protestar isso com os miados, mesmo que não pareçam direcionados a nenhum humano da casa.

O mesmo vale para portas fechadas, que muitos gatos detestam por bloquearem sua liberdade de ir e vir. 

Pedido de ajuda

Miados mais altos geralmente querem chamar atenção mais rapidamente.

O gato miando pode estar preso em algum lugar ou incomodado com alguma coisa. Sim, isso pode acontecer de repente se você estiver acariciando ou o segurando no colo — os felinos são conhecidos por terem seus limites de contato físico. Se for o caso, solte-o e deixe que ele se acalme sozinho.

Também é possível identificar nesses miados alguma informação sobre dor. Se você conhece bem seu bichano e não reconhece nada que poderia estar o incomodando, considere levá-lo ao veterinário para um check-up.

Fique atento especialmente aos sons mais longos e aos outros sinais que o gato dá através da linguagem corporal.

Cio

Esse costuma ser o miado mais facilmente identificável. Gatas no cio miam bastante e o som é facilmente relacionado a gritos.

Parece dor transformada em algum tipo de uivo, mas é só parte do ciclo natural delas, se não forem castradas. Para evitar esse e outros comportamentos característicos, além de impedir a procriação irresponsável, a castração é sempre recomendada.

Medo ou raiva

Não é difícil reconhecer sons de raiva, já que os miados nessas situações muitas vezes vem acompanhados de rosnados ou gemidos.

Isso também acontece quando o gato está com medo, pois a aparente agressividade é uma forma de defesa.

Vale, novamente, ficar de olho nos outros sinais, como rabo entre as pernas ou pelos das costas eriçados.

Caçando

Gatos são caçadores natos e continuam fazendo isso mesmo em ambientes domésticos. Talvez a presa seja um brinquedo ou inseto, mas o importante é que eles estão seguindo seus instintos.

Nesses momentos, alguns sons são característicos, como o “tch, tch” baixo em que eles parecem estar batendo os dentes rapidamente.

Isso significa que estão muito concentrados em uma presa que está fora de alcance — como um pássaro do outro lado da janela, por exemplo.

Em outros casos, barulhos similares podem ocorrer, mesmo quando é possível alcançar a suposta presa. Perceba se ele está atento a algum lugar quando ouvir sons desse tipo!

Amor e carinho

Às vezes, o miado é apenas uma demonstração de amor, talvez um pedido de carinho ou de brincadeira. Ele pode vir em forma de “murmúrio”, quase um ronronar. Aliás, o ronronar é um ótimo indicativo de que o gatinho está contente!

Geralmente, miados altos, de curta duração e em um tom que aumenta ao invés de abaixar, significam que a situação está boa. Se ele “amassar” com as patinhas o local onde está, melhor ainda.

O gato miando e você entendendo!

Esperamos que o conteúdo deste post tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a vocalização felina. Agora dá para atender alguns pedidos sem se perguntar o que o gato miando ele está querendo dizer.

Sobrou alguma dúvida? Quer compartilhar informações que não viu por aqui? Coloca nos comentários aqui embaixo!

Créditos das imagens: Freepik

Deixe seu comentário