Como saber se o cachorro gosta (ou não) de você?

Quer saber se seu cachorro realmente gosta (ou não) de você? Alguns sinais ajudam a entender o que o pet está pensando ou sentindo. Confira!

Cachorro feliz ganhando carinho

Você já deve ter se perguntado: quais são os sinais de que um cachorro gosta – ou não gosta – de mim?

Não é à toa o dito de que o cão é o melhor amigo do homem. A relação de proximidade e afeto entre cachorros e humanos já vem de bastante tempo, e se consolida mais e mais mundo afora. 

Há quem diga que os cães gostam de seus tutores por interesse, o que não poderia ser mais errado. Quem convive com os peludos sabe o quanto eles são verdadeiramente apegados aos humanos, e costumam demonstrar isso de diferentes maneiras. 

Para tirar as suas dúvidas, nesse artigo você verá alguns sinais de que o seu amigo peludo realmente gosta de você.

Confira!

Ele gosta do seu cheiro

Se o seu amiguinho peludo tem o hábito de cheirar as suas roupas, deitar ou se esfregar nelas, como se reconhecesse e gostasse do seu cheiro, saiba que ele realmente gosta de você. 

Um estudo publicado na revista acadêmica Behavioural Processes, em 2015, revelou que os cachorros associam o cheiro dos tutores à sensação de prazer.

O estudo consistiu em analisar, através de ressonância magnética, a resposta do cérebro canino a diferentes aromas. 

Quando sentiam algum cheiro relativo ao tutor, a área do cérebro do animal relacionada à recompensa, ou seja, ao prazer, se acendia, o que não foi observado com os demais aromas.

Balança o rabo para você

O famoso e clássico balançar de rabo dos cachorros.

É claro que nem toda balançada de rabo significa satisfação ou felicidade. Entretanto, se o seu cãozinho se mantém relaxado ou mesmo vai na sua direção balançando o rabo, é sinal de que ele está feliz em ver você. 

Veja também: divirta-se com netbet cassino brazil!

Ele olha nos seus olhos

Outro sinal cientificamente comprovado de que o seu cão ama você é olhar no fundo dos seus olhos.

Um estudo conduzido também em 2015, mas no Japão, revelou que enquanto olha nos olhos do tutor, o cão libera oxitocina, também conhecido como hormônio do amor.

A substância ajuda a estreitar os laços entre tutor e o cachorro, já que ela provoca uma sensação de bem-estar no animal.

Levanta a sobrancelha ao ver você

Por mais simples que o gesto pareça, levantar as sobrancelhas ao ver o tutor é um sinal de que o cão gosta dele.

Em estudo também realizado no Japão, cujo objetivo era analisar as expressões faciais dos cachorros, foi comprovado que erguer as sobrancelhas quando vê o tutor significa, além de reconhecimento, satisfação e felicidade.

A mesma reação não foi observada para outras pessoas ou outro animais.

Procura você quando se assusta

Os animais, de modo geral, tendem a fugir quando se sentem assustados, casos principais dos gatos e cavalos, por exemplo.

Portanto, o gesto do seu cachorro de correr para você quando está com medo não é o mais comum, o que significa que ele confia em você para protegê-lo durante um momento de ameaça.

Quer maior demonstração de amor do que essa?

Seu cachorro boceja no mesmo momento que você

Pode parecer estranho, mas o seu cão bocejar ao mesmo tempo que você significa que ele gosta de você.

A revista Live Science publicou estudo em 2013 relatando que cães têm mais chances de bocejar ao mesmo tempo que o tutor do que com estranhos.

Isto acontece porque bocejar junto com alguém é um sinal de empatia, sentimento que os peludos desenvolveram a partir da convivência com os humanos.

Ele gosta de dormir do seu lado

Para qualquer ser vivo, o momento de sono é uma situação de vulnerabilidade, e, claro, para os cães não é diferente. Como ato instintivo, eles vão procurar dormir em um local onde se sintam mais seguros e protegidos. 

Portanto, se o seu amigo de quatro patas escolhe dormir ao seu lado é um sinal mais claro do quanto ele confia e gosta de você, já que, além de proteger a si mesmo, ele também está protegendo o próprio tutor enquanto ele dorme.

Ele sabe e se preocupa quando você está triste ou doente

Se o seu cão fica mais recolhido e não sai do seu lado quando você está triste ou doente, este é um sinal de que ele realmente gosta de você.

Isto porque alguns estudos vêm revelando que os cachorros são capazes de ler as expressões humanas, de modo que conseguem reconhecer quando algo não anda bem.

ste reconhecimento aciona o senso de empatia do animal, que passa a agir de forma mais protetora com o tutor.

Ele costuma seguir você onde quer que você vá

Seguir o tutor para todos os lados é um comportamento comum a muitos cães.

E como eles são sabidamente animais sociais, sentem muita dificuldade para ficarem sozinhos no ambiente, o que os leva a procurarem a todo instante por companhia, desde que eles gostem desta companhia, é claro.

Portanto, se o seu cãozinho segue você por todo lado, pode ter certeza de que ele gosta de estar junto de você!

Ele gosta de apoiar a cabeça e o corpo em você

Se o seu pet gosta de apoiar a cabeça ou o corpo em você, seja para pedir carinho, seja para descansar, saiba que é um sinal de que ele ama você!

Este comportamento mostra o quanto ele se sente confortável e seguro do seu lado, já que não se importa de se colocar vulnerável perto de você.

Sinais de que o seu cachorro não gosta de você

Assim como os cães apresentam comportamentos que indicam o quanto eles gostam dos tutores, outros sinais podem indicar que eles “odeiam”.

E à palavra cabem aspas por um simples motivo: cães não ODEIAM outros indivíduos, não da forma de humanos odeiam.

É possível que cães tenham mais ou menos afinidade com algumas pessoas, o que não significa que ele as odeie.

Entre outras causas, é possível que a resistência esteja ligada a traumas do passado que “ensinaram” ao animal que pessoas não são confiáveis.

Portanto, tenha paciência e dê ao animal o espaço que ele precisa para ir se soltando aos poucos, à medida em que confia mais em você. 

Alguns sinais de que o seu cachorro “odeia” você são:

  • Ignora você;
  • Ataca sem motivo aparente;
  • Se esconde de você;
  • Age com indiferença com você;
  • Rosna ou mostra os dentes;
  • Se mostra nervoso com facilidade;
  • Rejeita as suas investidas e não permite que você toque nele.

Caso você perceba alguns dos comportamentos acima descritos, procure um veterinário e peça a orientação desse profissional. Ele saberá indicar a provável causa do problema e orientar você a melhor abordagem. 

Antes de mais nada, tenha em mente que o cão – assim como os outros animais domésticos – são muito vulneráveis e precisam muito da sua ajuda para superar traumas, ganhar confiança e se sentirem seguros ao lado de alguém.

A sua contribuição neste processo é fundamental!

Créditos das imagens: Freepik.

João Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levaram para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.

Deixe seu comentário