Por que o cachorro abana o rabo?

Entenda quais são os sentimentos expressados quando o cachorro abana o rabo. Nem sempre isso quer dizer que o seu pet está feliz!

rabo de cachorro na areia da praia

“Abanar o rabo” já uma expressão consolidada para se referir a alegria e felicidade dos cães. Isso acontece porque, quando um cachorro abana o rabo, trata-se de um movimento comum na hora que o cachorro faz uma “festa”.

No entanto, existem várias emoções que podem provocar essa reação.

O rabo dos cães e um importante elemento da comunicação corporal canina. Os tutores podem perceber que os movimentos dessa parte do corpo são diversos em várias situações diferentes.

Você sabia que até mesmo a direção para qual o rabo balança mais pode definir se o cão está sentindo emoções positivas ou negativas? Veja tudo de mais importante e legal sobre esse artifício da linguagem canina!

Abanar o rabo: o que significa

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que sim: abanar o rabo é uma expressão de alegria e entusiasmo. É um jeito muito fofo de os cãezinhos mostrarem que estão animados ou felizes.

Contudo, também há outras razões para isso.

Emoções positivas para abanar o rabo

Veja quais são as emoções e sentimentos positivos que fazem os cães abanarem o rabo:

  • Ânimo;
  • Alegria;
  • Entusiasmo;
  • Receptividade.

Emoções negativas para abanar o rabo

Por outro lado, algumas emoções e sentimentos negativos também podem fazer com que o cãozinho se expresse através do rabo abanando:

  • Sentimento de alerta/ameaça;
  • Nervosismo;
  • Desespero;
  • Ansiedade, após o cão se sentir muito só e triste.

O último ponto é bem interessante de se prestar atenção, afinal, quem não fica feliz de chegar em casa e ser recebido(a) pela festa que o pet faz pulando e abananando o rabinho?

Sim, isso é um sinal de alegria e receptividade, mas a intensidade pode revelar que, antes da chegada do tutor, o cão se entrega a emoções negativas, como a solidão, tristeza e desânimo.

Nesse caso, é importante entender como é o estado emocional do cão sozinho e investir em distrações para esse momento. 

Veja também: Como os gatos se comunicam?

O lado que o rabo abana: veja o que quer dizer

Um estudo italiano monitorou o comportamento canino com ênfase aos movimentos do rabo em relação a diversas emoções. Os pesquisadores afirmam que o lado para o qual o cão abana o rabo é um fator a se considerar na hora de interpretar a linguagem corporal.

Veja abaixo:

Abanar para o lado direito

Segundo o estudo italiano, ao abanar o rabo para o lado direito, o cão expressa emoção de caráter positivo, como alegria, felicidade e entusiasmo.

Abanar para o lado esquerda

Ao abanar o rabo para o lado esquerdo, o cachorro expressão emoções de cunho negativo, como nervosismo, medo e ansiedade negativa.

Abanar o rabo para o lado esquerdo ainda corresponderia ao sentimento de ameaça, quando o cão acredita que pode ser atacado por outro cão, por exemplo. 


Essas informações se baseiam em partes do cérebro dos cães, mais especificamente o córtex cerebral e onde ficam os comandos físicos em relação às emoções.

Para ver mais informações desse estudo, você pode clicar aqui e conferir mais detalhes (em inglês).

Keon, o cachorro com maior rabo do mundo
Deve dar um trabalhão abanar o maior rabo do mundo, hein, Keon?!

Outros movimentos do rabo: saiba como interpretar

Além do abanar, existem outros movimentos que os cães fazem com o rabo que podem ser interpretados como parte da sua comunicação corporal. São eles:

  • Rabo erguido: Este é um movimento controverso, pois cães podem apresentá-lo em momentos de euforia e alegria, mas também podem manifestá-lo como um sinal de alerta para perigo ou ameaça. 
  • Rabo baixo: Esta é a forma comum do rabo, de forma não tensionada ou enrijecida. Indica tranquilidade, cansaço ou curiosidade. 
  • Rabo entre as patas: Você já deve ter ouvido a expressão “fulano está com o rabo entre as patas”, que significa estar desconfiado, com medo ou preocupado. O mesmo vale para os cães.
  • Rabo rígido, na altura do corpo: O rabo tensionado a ponto de ficar na altura do corpo do animal não é um bom sinal. Geralmente indica agressividade e possibilidade de atacar. 

Vale ressaltar ainda que estas são as interpretações comuns desses movimentos.

Cada cãozinho pode ter uma forma única de expressar os sentimentos e emoções através do rabo, por isso, nem sempre podem corresponder ao senso comum. 

Veja também: Cachorro vira-lata (SRD): comportamento e personalidade.

Não é só o rabo: preste atenção em outras expressões corporais!

Um dos principais segredos para compreender a linguagem corporal dos cães é observar todos os movimentos de uma forma conjunta, e não só os movimentos de uma única parte, como o rabo ou as orelhas.

Por exemplo, cães podem abanar o rabo em momentos de agressividade e não a felicidade. Então é sempre importante analisar outros elementos da linguagem corporal canina, como a postura, se este está expondo os dentes, rosnando e tensionando a região da testa.

Outra coisa, alguns cães nascem com a predisposição anatômica que faz o rabo, sem estar tensionado, ficar entre as patas. Isso não quer dizer que eles vivem com medo ou preocupados, é apenas uma diferença na anatomia dos músculos da região do “traseiro” do pet.

Gostou das informações? Quem diria que os movimentos do rabo dos cães seria tão cheio de interpretações, né? Agora que você sabe porque o cachorro abana o rabo, que tal dar mais uma olhada em outros conteúdos no site? 

Créditos das imagens: Freepik e Guinness Book

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário