Quantos filhotes uma cadela pode ter?

Como saber quantos filhotes uma cadela vai ter? Tire suas dúvidas sobre gestação canina e veja quantos filhotes podem nascer em uma ninhada.

cadela branca amamentando 6 filhotes malhados

Muitos tutores sentem o desejo que ver os seus cães tendo filhotes, mas a falta de informação a respeito do tema ainda causa certa apreensão.

uando pensamos em cadelas parindo, nos vêm logo à mente a imagem daquela quantidade enorme de bebezinhos saindo da barriga da mãe.

Mas é assim mesmo? Será que é comum cães terem muitos filhotes? Vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento da ninhada canina e desqualificar alguns mitos.

Quantos filhotes podem nascer em uma ninhada de cachorro?

Essa não é uma pergunta nada fácil de ser respondida, porque a verdade é que não existe um número exato.

A quantidade de filhos que uma cadela irá parir depende de alguns fatores importantes, como:

Quantidade de filhotes por porte

Embora não seja possível precisar a quantidade de filhotes gerados em uma ninhada, uma coisa é senso comum entre os especialistas: quanto maior o porte do animal, maior a quantidade de filhotes.

Uma fêmea de pequeno porte costuma dar à luz, em média, de 2 a 3 filhotes, embora esse número possa chegar a seis.

Já as cadelas de raças maiores costumam dar crias com 8 a 12 filhos, mas já houve registro de raças como São Bernardo, Mastim e Fila Brasileiro com até 20 filhotes de uma vez!

Quantidade de filhotes por idade

A idade é outro fator que influencia na quantidade de filhotes que a fêmea irá parir.

Normalmente, uma gravidez gerada nos primeiros cios tenderá a gerar uma quantidade menor de filhotes, já que seu organismo ainda estará em processo de amadurecimento.

O mesmo acontece com o macho, pois um esperma amadurecido será capaz de fecundar óvulos com mais facilidade.

A tendência é que diminua a ninhada também conforme os animais vão envelhecendo.

Quantidade de filhotes dependendo da saúde do pet

A saúde também é fator importante no processo, já que uma fêmea mais saudável terá uma melhor estrutura para gerar filhos em maior quantidade.


Com todos esses fatores envolvidos, é possível pressupor uma quantidade média de filhotes.

Mas a forma mais segura de saber quantos cachorrinhos a sua filhinha está carregando na barriga é levando-a ao veterinário para que ele possa realizar uma ultrassonografia e determinar o número com precisão.

Média de filhotes por raça

Como dito acima, é impossível precisar o número exato de filhotes que uma fêmea irá gerar.

Porém, podemos ter algumas dicas dependendo da raça em questão, embora a quantidade possa variar mesmo em ninhadas da mesma raça.

Abaixo segue a média de filhotes por ninhada de algumas raças famosas. Lembrando que o ciclo de gestação dos cães dura entre 58 e 68 dias.

Vale ressaltar também que uma ninhada muito grande pode oferecer riscos à saúde da fêmea prenha.

Por isso é tão importante o acompanhamento de um profissional para que ele cuide de todo o processo e ofereça as melhores condições de nascimento tanto para a mãe quanto para todos os filhinhos.

Filhotes mamando

Qual é a idade máxima para uma cadela ter filhotes?

Assim como os humanos, os cães também possuem uma faixa etária ideal para o cruzamento, pois são os anos em que se encontram mais férteis.

Caso você esteja pensando em colocar a sua cadelinha para engravidar, saiba que isso deve ser feito até que ela tenha 5 anos de idade. Após esse período, a gestação começa a apresentar riscos à saúde do animal.

No caso de cães de porte menor, esse número pode ser esticado até os 7 anos, no máximo.

Não está em questão a fertilidade da fêmea após essa idade, mas sim os riscos que uma gravidez tardia podem gerar.

Nesse cenário, ela estará muito suscetível a desenvolver problemas graves de saúde, como diabetes gestacional ou doenças cardíacas que podem aparecer durante a gestação.

Por esses motivos, não é recomendado que a sua cadela cruze após os 7 anos. Embora a tecnologia para fazer o acompanhamento de uma gestação canina esteja muito desenvolvida atualmente, o processo será infinitamente mais complicado.

Como funciona o ciclo reprodutivo da fêmea?

As cadelas, em geral, têm o primeiro cio entre 6 e 18 meses de vida, dependendo de cada animal.

O período do cio dura de 15 a 20 dias, e pode ser dividido em três etapas fundamentais:

  • Proestro: é o período inicial do ciclo, onde a fêmea apresenta a maior concentração de estrogênio. Além do sangramento habitual, também é possível observar que a vulva do animal aumenta de tamanho. Esse período dura em média 9 dias, e, embora a cadela ainda não esteja pronta para o ato sexual em si, os machos já sentem-se atraídos pelos feromônios liberados por ela;
  • Estro: esse é segundo momento do ciclo reprodutivo, quando a fêmea está apta para a relação sexual e torna-se possível a reprodução. O período é o mesmo da fase anterior, 9 dias;
  • Diestro: o diestro é o ciclo final e mais longo do processo reprodutivo, durando em média 75 dias. Durante essa fase, a fêmea não se mostra mais receptiva ao macho, e o aumento dos níveis de progesterona tendem a deixá-la mais calma.

Para cadelas de porte pequeno, o melhor período para que a prenhez ocorra é entre o 8º e o 15º dias, enquanto os de maior porte, entre o 11ª e o 15ª.

Um acasalamento deve ser mais do que suficiente, mas pode ocorrer até três vezes ao dia.

Dicas para estimular ninhadas

A primeira e maior dica é procurar um veterinário para que ele possa orientá-lo em cada etapa do processo.

Além disso, também vale destacar:

  • Evite o cruzamento nos dois primeiros ciclos da fêmea, pois a estrutura dela ainda não estará madura o suficiente para uma gravidez, e isso poderá gerar riscos à vida dela;
  • Embora não precisem ser necessariamente da mesma raça, o cruzamento deve ser feito entre animais de porte compatível, ou a probabilidade de problemas no parto será grande;
  • É preciso haver espaço entre as reproduções, portanto não apresse os cruzamentos.

Créditos das imagens: Freepik.

João Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levaram para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.

Deixe seu comentário