Como saber quantos anos um pet tem?

Adotou um cachorro ou gato e não sabe dizer sua idade? Veja como estimar quantos anos um pet tem (de vida e em comparação aos humanos).

cachorro cercado por confete, utilizando um chapéu de aniversário e assoprando uma língua de sogra

Para descobrir quantos anos um pet tem, muitas vezes você precisa de bastante análise e exercício de pesquisa sobre a vida do animal – principalmente se você adotou ele já adulto ou mesmo encontrou ele na rua ou em algum lar de adoção. 

Nós não podemos simplesmente “supor” que o pet tenha certa idade, quando na verdade ele pode ter muito mais ou muito menos.

Em alguns casos, é bem fácil identificar se o cachorro ou gato já são mais velhinhos. Afinal, a pelagem deles geralmente muda e o rostinho também. Mas mesmo assim, identificar a idade com precisão pode ser difícil.

Para que este processo seja um pouco mais facilitado, no artigo de hoje você vai entender como analisar os traços do seu pet para saber a idade que ele tem, além de aprender a como calcular a idade do pet em números “humanos”. 

Então, continue a sua leitura e saiba tudo sobre o tema.

Como saber a idade de um pet?

Mas afinal, como saber a idade do pet em casos onde ocorre a adoção e não temos acesso à informações relacionadas com a data de nascimento do cachorro ou gato?

Bem, para isso alguns pontos podem ser avaliados. Dentre eles, os próprios dentes do cão já serão capazes de nos dar pistas da idade do pet.

Veja quais são as características de cada faixa etária de cães e gatos:

Idade do gato

  • Até 10 dias de vida: É tão frágil que não consegue nem se levantar ou abrir os olhos. Depende de atenção total da mãe ou do tutor.
  • Entre os 10 dias e 1 mês de vida: O pet agora consegue caminhar, ainda vacilante, e também abre os olhos. É a fase em que ele começa a socializar e ser curioso.
  • Entre 1 e 1 mês e meio de vida: Os instintos de caçador começam a se desenvolver. Apesar de ainda não conseguir se equilibrar direito, o felino passa a ser mais ativo, se interessar por brincadeiras e limpeza.
  • Entre 1 mês e meio e 2 meses de vida: É a fase em que a cor dos olhos do pet atingem a tonalidade definitiva.
  • Entre os 2 e 3 meses de vida: O gato estará praticamente desenvolvido, podendo chegar a pesar 1kg.
  • Entre os 3 e 6 meses de vida: Os dentes definitivos aparecem. Estes são bem mais brancos que os dentes de leite.
  • Entre os 6 meses e 1 ano de vida: É a transição para a fase adulta. O comportamento de filhote começa a deixar de existir, e o desenvolvimento do felino vai chegando a sua etapa final.

A partir da fase adulta você pode detectar alguns detalhes como esses:

  • Entre 1 e os 2 anos de vida: A principal característica dessa fase é o amarelamento natural dos dentes.
  • Entre os 2 e 3 anos de vida: Os dentes ainda são a principal fonte de identificação da idade. Nessa fase a quantidade de tártaro na dentição do gato pode ser significativa.
  • Entre os 3 e 7 anos de vida: Além do aumento do tártaro, há desgaste nos dentes algumas manchas começam a aparecer nas gengivas.

Por fim, na fase idosa você pode perceber:

  • Entre os 7 e 10 anos de vida: A pigmentação na gengiva e no focinho ficam mais evidentes. Além disso, nessa fase o felino fica mais preguiçoso que de costume e começa a apresentar doenças características para a idade.
  • Entre os 10 e 15 anos de vida: O pet começa a perder peso e a apresentar sinais de velhice ao redor dos olhos. O acúmulo de tártaro, assim como o desgaste dos dentes, é muito evidente.
  • A partir dos 15 anos de vida: Já na fase final da vida, o gato continua a perder peso e pelos brancos começam a ficar mais evidentes. O animal começa a ter mais dificuldade para se equilibrar, e o surgimento de doenças é bem mais comum.

Idade do cachorro

  • Até 15 dias de vida: Neste período o pet ainda não tem dentes. O estímulo predominante é o tato, justamente por ainda estarem de olhos e ouvidos fechados. Outra forma de analisar se o animal tem apenas alguns dias de vida é tocando com a ponta do dedo próximo à sua boca, pois se ele fizer movimentos de sucção, demonstra que está procurando o mamilo da mãe. 
  • Entre os 15 e 21 dias de vida: Aqui os 6 incisivos superiores já começam a aparecer, assim como os 2 caninos de leite. Nessa fase o pet já abre os olhos e os ouvidos, além de começar a caminhar, brincar e procurar alimento. 
  • Entre os 21 e 31 dias de vida: Nesta etapa, o restante dos dentes de leite tendem a aparecer, isto é, os incisivos inferiores e os caninos da mandíbula.
  • Entre 1 e os 3 meses de vida: Os dentes de leite demonstram estar desgastados.
  • Entre os 3 e 4 meses de vida: O pet começa a apresentar a erupção dos incisivos centrais definitivos. 
  • Entre os 4 e 8 meses de vida: Aqui ocorre a mudança de todos os incisivos e caninos.
  • Entre os 8 meses e 1 ano de vida: Todos os incisivos e caninos definitivos terão nascido. Sendo que os incisivos são bem branquinhos e em formato de “flor de lis”. 

No caso de cães adultos, é preciso observar outras características:

  • Entre 1 ano e 6 meses e os 2 anos e 6 meses de vida: Os incisivos centrais inferiores são um pouco mais quadrados, devido ao desgaste.
  • Entre os 3 anos e 4 anos e 6 meses de vida: Os incisivos já terão um formato muito mais quadrado e bem definido, devido ao desgaste dental.
  • Entre os 4 e 6 anos de vida: Os incisivos superiores também apresentam bastante desgaste, estando com uma superfície mais quadrada.
  • A partir dos 6 anos de vida: Toda a superfície dental estará desgastada e o pet já estará próximo à velhice e à fase idosa de sua vida. Inclusive, a partir dessa idade é possível notar que o pet passa a perder alguns dentes. 

Lembre-se de que o veterinário poderá lhe ajudar a apontar uma idade aproximada para o seu pet, caso você não consiga esclarecer com coesão.

bolo de aniversário de 5 anos para cachorro
E não se esqueça de fazer um bolinho para comemorar o aniversário do seu pet!

Como calcular a idade humana do animal?

Você já ouviu falar na regra dos sete anos? Este é, talvez, um dos mitos mais populares que cercam o universo pet para quem quer tentar descobrir a idade dos bichinhos. 

Por mais que o raciocínio esteja correto, a forma como é sugerido o cálculo para a idade do pet não está correta. 

Simplesmente multiplicar a idade do cachorro ou do gato por sete, não faz a gente chegar no resultado correto da idade “humana”.

Mas, por que isto não é verdade? Para entender isso é um tanto quanto simples. Por mais que nós, humanos, gostamos de simplificar as coisas para gerar uma sensação de conforto, não é bem por aí que a idade dos pets pode ser calculada.

Existem muitas raças de cachorro e de gato. São inúmeras misturas diferentes e mudanças em genes que ocorreram durante milhares de anos em um processo evolutivo. Logo, não podemos simplesmente colocar todos os animais em uma cesta e usar o mesmo padrão de cálculo.

Por exemplo, cães maiores, tendem a viver menos do que cães menores. E este simples fato muda absolutamente toda a estrutura matemática para se chegar na idade humana deles.

Então, nada de multiplicar por sete, está bem?

Para entender melhor como isso funciona, preparamos um guia abaixo para que você possa calcular a idade do seu cão ou do seu gato.

Acompanhe.

Idade humana do gato

Gatinhos podem viver por muitos anos ao nosso lado. É claro que nunca vão conseguir atingir a idade média de um humano, mas com saúde, cuidados e uma alimentação adequada, eles podem ter uma vida bem longeva.

O cálculo para chegar na idade deles é bem simples: o primeiro ano do gatinho vale por 15 anos humanos. O segundo ano, vale por 10 anos humanos. E a partir do terceiro ano, basta adicionar mais 4 anos. 

Achou confuso? Veja uma listinha com alguns exemplos de idades:

  • Gatinho de 1 ano = 15 anos humanos.
  • Gatinho de 2 anos = 25 anos humanos;
  • Gatinho de 3 anos = 29 anos humanos;
  • Gatinho de 4 anos = 33 anos humanos;
  • E assim sucessivamente. 

Idade humana do cachorro

Você não tem gatos em casa e tem só cachorros? Não tem problema.

Vamos entender como a idade deles pode ser calculada de forma aproximada, sem ter que multiplicar por sete, como a grande maioria das pessoas acredita que é o correto.

Isto parece contraditório, mas quanto mais velho é o cachorro, menos rápido é o seu envelhecimento. Ou seja, para a ciência, o cão fica muito mais velho do nascimento ao primeiro ano, do que do primeiro ano ao segundo ano.

E justamente por isso, a idade dele não pode simplesmente ser multiplicada por um número aleatório. Pois a sua velhice desacelera com o passar dos anos. Veja o exemplo:

  • Cachorro até 9kg: Multiplique os dois primeiros anos por 12,5. A partir do terceiro ano, basta acrescentar de 4 a 5 anos.
  • Cachorro de 10kg até 22kg: Multiplique os dois primeiros anos por 10,5. A partir do terceiro ano, adicione de 5 a 7 anos.
  • Cachorros a partir de 23kg: Multiplique os dois primeiros anos por 9. A partir do terceiro ano, adicione de 7 a 9 anos na idade do cachorro.

Como você pode ver, esta também não é uma fórmula exata para identificarmos a idade humana dos cães. Até porque isto é algo impossível, visto que os cães não são humanos.

Então, sempre teremos um cálculo aproximado, mas nunca exato.

Créditos das imagens: Freepik e Instagram @amoviralatablog.

Deixe seu comentário