Como limpar orelhas de cães e gatos

Limpar a região das orelhas de cães e gatos evita problemas auditivos, acúmulo de sujeira nos ouvidos e proliferação de parasitas.

mulher limpando a orelha de um cachorro

Por mais que os gatos se limpem sozinhos, eles não alcançam a região das orelhas e ouvidos. Os cães, então, nem se fala! Mas as orelhas e ouvidos são partes importantes da saúde animal e, por isso, venho te ensinar a como limpar orelhas de cães e gatos de maneira correta e sem machucar o pet!

Continue lendo para saber mais.

Por que higienizar os ouvidos dos pets?

Há quem pense que higienizar a orelha do pet é puramente uma questão de higiene, mas essa limpeza abrange muito mais benefícios saudáveis do que você imagina. Como por exemplo, a prevenção de doenças e alívio de dores. 

A higienização das orelhas e ouvidos de cães e gatos podem evitar desconforto, dificuldades de audição, dores de ouvido e otite, que é a inflamação do conduto auditivo provocada por fungos ou bactérias. 

As orelhas dos pets são regiões sensíveis e muito suscetíveis ao acúmulo de sujeira e proliferação de parasitas, como os carrapatos. A retirada dos resíduos é fundamental para a boa saúde do seu cachorro ou gato. 

Veja também: Como limpar e cuidar dos dentes do seu pet.

Passo a passo: Como limpar as orelhas de cães e gatos

Higienizar as orelhas e ouvidos de cães e gatos não é um bicho de sete cabeças. Se você fizer o trabalho enquanto enche o animal com carinho, ele nem perceberá que está sendo higienizado.

Veja a melhor forma de fazer o procedimento:

  1. Separe o material necessário: Em primeiro lugar, você deve deixar fácil e dentro do alcance os materiais essenciais, que são a gaze e o soro fisiológico. 
  2. Atraia o animal: Sempre com muito carinho, converse com o seu pet e o traga para perto, o deixando confortável. Lembre-se que as orelhas e ouvidos são partes sensíveis, por isso o animal deve estar tranquilo e relaxado para a realização da limpeza. 
  3. Com o animal relaxado, comece a limpeza: Umedeça levemente a gaze com soro fisiológico, enrole a gaze no dedo e comece a limpar a região da orelha e do ouvido. Use gazes diferentes para cada lado e evite o excesso de soro, pois a umidade é ruim para o ouvido. Além disso, não enfie o dedo dentro do ouvido do pet e jamais use a força pois isso pode causar ferimentos. 
Vídeo: Como limpar os ouvidos do gato ou cão

Vale ressaltar que nem todo cão e gato (principalmente os gatos) permitem essa aproximação na área das orelhas e ouvidos, ainda mais se houver parasitas, doenças ou ferimentos. 

Nesses casos, recomenda-se que essa limpeza seja feita por um veterinário periodicamente. Este analisará qual a melhor forma de realizar a higienização. Em caso de cães e gatos agressivos, sedação pode ser necessária. 

Por fim, não utilize cotonetes e nem soluções caseiras para a limpeza. No lugar do soro fisiológico você pode optar por produtos específicos para limpeza dos ouvidos, como a solução otológica da linha Granado.

O que não fazer na hora de limpar orelhas de cães e gatos?

Jamais enfie o dedo dentro do ouvido do animal, pois isso pode provocar dor, ferimento e até mesmo piorar alguma inflamação presente. Também não realize a higienização à força, pois o estresse no animal pode ser tanto que ele passe mal.

Em hipótese alguma lave o ouvido do pet com água, pois é uma região onde a umidade aumenta a proliferação de fungos e o risco de inflamação. Pode reparar que, nos pet shops, a mangueira de banho não passa nem perto dos ouvidos dos cães e gatos. 

Jamais limpe um ouvido e com a mesma gaze limpe o outro, pois você pode transferir as bactérias de um ouvido para o outro. Caso apenas um lado esteja doente, você pode espalhar a doença para os dois ouvidos.

E, como dito acima, não utilize cotonetes. As hastes flexíveis com pontas de algodão não são recomendadas nem para a limpeza do ouvido humano

Como saber se o pet precisa de atenção nos ouvidos?

Existem alguns sinais e sintomas de doença capazes de identificar problemas nas orelhas e ouvidos dos pets.

São eles:

  • Quando ele balança muito a cabeça, como se estivesse tentando se livrar de algo preso nas orelhas.
  • Quando ele coça a parte externa da orelha. Vale ressaltar que algumas raças não conseguem alcançar, por isso podem esfregar a orelha nas paredes e objetos para tentar aliviar a coceira.
  • Mostra dor e incomodo quando você toca nas orelhas dele.
  • Quando há presença de mau cheiro saindo dos ouvidos do pet. 
  • Feridas surgem na região das orelhas.
  • O pet não responde quando você o chama, sendo que antes isso nunca foi um problema. 
  • Quando há presença de sangramento nos ouvidos. 

Identificando estes sinais, você terá certeza de que algo não está certo com as orelhas ou ouvidos do seu cão/gato.

O ideal sempre é que você busque a ajuda de um médico veterinário para avaliação do estado de saúde do animal. 

Orelhas limpas e o seu pet mais saudável

Não adianta deixar o seu amigo de quatro patas todo limpinho e saudável se as orelhas estiverem sujas, né?

Por isso, inclua a limpeza dessa região na lista de procedimentos necessários para que o seu cão ou gato viva feliz, saudável e com bem-estar. 

Agora que você já sabe como limpar orelhas de cães e gatos, que tal deixar um comentário contando como foi a sua experiência limpando as orelhas e ouvidos do seu pet? Tem mais dicas também? Aproveite para compartilhá-la aqui para que outros tutores vejam!

Créditos das imagens: Freepik

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa. Siga no instagram!

Deixe seu comentário