Frutas que um cachorro pode (ou não) comer

Alimentação saudável? Confira uma lista de frutas que são boas para cachorro e outras que fazem (muito) mal para os cães.

cachorro sentado em um jardim, segurando uma fatia grande de melancia com a boca
"Isso tudo é pra mim?"

Quais são as frutas que um cachorro pode comer?

Aliás, cachorro realmente pode comer fruta?

Quer dar uma frutinha para o seu cão mas bateu aquela dúvida se faz mal ou não?

Seu cachorrinho passou mal após comer uma fruta e você não sabe o que fazer?

Pensando nessas e em outras dúvidas, reuni algumas informações importantes sobre a ingestão de frutas. Tentei deixar tudo bem resumido e informativo para que você possa bater o olho e já identificar o que pode e o que não pode.

Então, aproveite para salvar esse post para tirar suas dúvidas sempre que elas surgirem! E dê uma olhada também em nossa lista de plantas que são tóxicas para cães.

Antes de mais nada, consulte um veterinário

A verdade é que não adianta nada ver essa lista se seu animalzinho tem alguma restrição alimentar.

Por exemplo, algumas frutas têm muito açúcar, como a banana. Por mais que essa fruta não faça mal para cães, se o seu for diabético ela automaticamente passa a ser uma fruta proibida.

Além disso, alguns animais podem passar mal com algumas frutas simplesmente porque não “caem bem”. Então, quando for dar uma fruta pela primeira vez ao seu pet, dê uma quantidade pequena e vá aumentando aos poucos nos dias seguintes.

De resto, seu veterinário saberá te orientar melhor sobre a alimentação do seu amiguinho.

Pensando nisso, hoje convidei a Thaís Matos, médica veterinária da área de Confiança & Segurança da DogHero, para nos ajudar com essas questões.

Por fim, lembre-se de que tudo em excesso faz mal.

Frutas que um cão pode comer

Assim como para nós, humanos, frutas fazem bem para a saúde dos cachorros. Porém, infelizmente eles não podem comer de tudo.

Há controversas a respeito de frutas cítricas como a laranja, por exemplo – alguns indicam com moderação, outros não recomendam de forma alguma. Por conta de sua acidez, decidi deixar frutas assim de fora dessa lista.

Abaixo, cada fruta que tiver alguma restrição terá uma observação – por exemplo, “servir sem casca”. O padrão para todas é: sirva sem folhas e talos!

  • Abóbora: rica em vitamina A, fibras, zinco, ferro e potássio. Servir sem casca e sementes
  • Ameixa: rica em vitaminas A, complexo B, C e K, potássio, fósforo, magnésio, flúor, ferro, cálcio, zinco e fibras. Servir sem casca e semente
  • Amora: contém vitaminas C e K, além de manganês e fibras
  • Banana: rica em vitaminas A, B6 e C, cálcio, ferro, fibras, fósforo, magnésio e potássio. Ajuda no funcionamento muscular, no fortalecimento de ossos e também do sistema imunológico. Servir sem casca e com moderação, pois pode causar obesidade
  • Caju: fonte de vitamina C e ferro. Beneficia o sistema imunológico. Servir sem a castanha
  • Caqui: fonte de vitaminas C e E, além de cálcio, carboidrato, fósforo, potássio, e fibras. Servir sem sementes (que são tóxicas)
  • Coco: fonte de vitamina E, também atua como antioxidante natural. Servir apenas a poupa e a água
  • Damasco: rico em fibras, ferro e antioxidantes. Servir sem casca e semente
  • Framboesa: contém vitamina C, ácido fólico, cobre, magnésio, fibras e também antioxidantes
  • Goiaba: fonte de vitaminas A, B e C, rica em ferro e fósforo. Auxilia no funcionamento do intestino, podendo ajudar a combater a diarreia. Servir sem casca
  • Jabuticaba: rica em vitaminas C e B, cálcio, fósforo e ferro, e também possui antioxidantes como os bioflavonóides em sua casca
  • Kiwi: rico em vitamina C, além de auxiliar na digestão de alimentos. Servir sem casca
close de um cão recebendo um morango da mão de seu tutor
Vai um moranguinho?
  • Maçã: rica em vitaminas A, C, B, E e K. Servir sem sementes, sem talo e em cortes pequenos
  • Mamão: rica em vitaminas A e C, além de fibras. Servir sem casca e sementes
  • Manga: fonte de fibras e vitamina C. Servir sem casca, sem caroço e com moderação, pois pode causar obesidade
  • Melancia: refrescante e hidratante, além de ser fonte de vitaminas A e C. Servir sem casca e sementes
  • Melão: refrescante e hidratante, além de ser fonte de vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Servir sem casca e sementes
  • Mirtilo (Blueberry): rico em vitamina C e fibras, combate problemas urinários. Servir sem sementes
  • Morango: boa quantidade de vitaminas A, B e C, também é rica em antioxidantes. Traz benefícios para o sistema imunológico e funciona como um anti-inflamatório
  • Nectarina: rica em fibras, ferro e antioxidantes. Servir sem casca e semente (que é venenosa)
  • Pera: é rica em vitaminas B1, B2, C e E, além de conter fibras, ácido fólico, potássio, e fósforo. Servir sem sementes, sem talo e em cortes pequenos
  • Pêssego: rica em fibras, ferro e antioxidantes. Servir sem casca e semente (que é venenosa)
  • Pitaya: refrescante e hidratante. Servir apenas a polpa
  • Tomate (maduro): contém vitaminas A, complexo B e C, além de fibras. Servir sem sementes

Frutas que fazem mal pra cachorro

Ainda segundo Thaís Matos, nem todas as frutas podem ser oferecidas aos cães porque algumas podem causar até mesmo intoxicação.

E vale lembrar que “fazer mal” é um conceito relativo, já que até as frutas da lista acima podem ser nocivas se não houver bom senso. Há casos de obesidade e diabetes causados por excesso de frutas mais doces, por exemplo.

Mas essa lista é mais extrema, digamos. Aqui o foco são nos efeitos negativos mais imediatos, como vômito ou até mesmo o óbito.

As sementes da maçã e da pera são extremamente nocivas, pois contém ácido cianídrico. Sementes de frutas como pêssego e nectarina também são tóxicas pelo mesmo motivo.

Mas as frutas abaixo devem ser proibidas por completo:

  • Abacate: possui uma substância chamada persina, que é venenosa para os pets. Causa vômitos, diarreias e problemas no coração
  • Abacaxi: a acidez causa complicações no estômago
  • Açaí: rica em teobromina, mesma substância presente no chocolate e que pode causar intoxicação nos cães
  • Carambola: causa doenças renais

A carambola tem uma toxina natural que pode causar problemas renais no cão. Os sintomas são vômito, diarreia, salivação intensa, tremores, sangue na urina, entre outros, segundo Thaís.

Isso porque fruta tem alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, causando insuficiência renal. “Além disso, também possui a caramboxina, toxina que causa alterações neurológicas e maior comprometimento dos rins.”, complementa.

  • Cereja: a casca, o caroço e as folhas contém cianeto. Causa complicações respiratórias, podendo matar
  • Figo: causa reações alérgicas, vômitos e diarreia
  • Groselha: causa vômito, diarreia e problema nos rins
  • Laranja: a acidez causa gastrite e outras complicações
  • Limão: a acidez causa gastrite e outras complicações
  • Maracujá: a polpa em si não faz mal, mas as sementes contém cianeto, uma substância tóxica

A médica veterinária ainda alerta que os efeitos do Maracujá que podem ajudar o animal, como calmante e ansiolítico, estão presentes na folha da fruta.

“Cachorro não pode comer maracujá na sua forma in natura.”, afirma Thaís, que explica: “Isso porque só é recomendado dar a polpa da fruta, mas sem casca, sementes e folhas. Como é muito difícil separar tudo isso e oferecer somente a polpa para os cachorros, a recomendação é que não seja ofertada ao cão.”

  • Mexerica: a acidez causa gastrite e outras complicações
  • Tangerina: a acidez causa gastrite e outras complicações
  • Tomate verde: possui um composto químico chamado glicoalcaloide. Causa vômito, diarreia e arritmia cardíaca
  • Uva: causa intoxicação, podendo matar

Qualquer tipo de uva, in natura ou seca (uva passa), não pode ser oferecida ao cãozinho por ser tóxica. Pois pode fazer com que o animal desenvolva problemas renais, vômito, diarreia, dor abdominal e até morte.

Não se sabe ao certo qual a parte da uva é tóxica, mas alguns estudos apontam que a sobrecarga dos rins pode estar relacionada às micotoxinas presentes na fruta.

Thaís Matos, médica veterinária da DogHero
foto de um cachorro fazendo careta após lamber o limão que está na mão de seu tutor
“ARGH! Por que, humano?!”

Cachorro pode comer frutas desidratadas?

É melhor evitar, principalmente as adocicadas ou cristalizadas.

Por exemplo, o que consta na lista acima costuma ser mantido quando a fruta é desidratada. É o caso da uva passa, que pode até matar.

Então, opte sempre pelas frutas frescas e maduras.

Cachorro pode comer fruta todos os dias?

Depende das frutas, mesmo aquelas estão na lista de frutas permitidas. Isso porque, como já citei acima, algumas frutas podem causar problemas como obesidade e diabetes.

“As frutas que o cachorro pode comer sem riscos, devem sempre ser oferecidas na quantidade diária estipulada, de acordo com a orientação do médico veterinário, para que não ocorra excesso de calorias e cause danos à saúde do pet.” – é o que recomenda Thaís.

A veterinária comenta ainda que frutas podem ser inseridas na alimentação diária do pet, substituindo petiscos artificiais, por exemplo.

E como acostumar um cachorro a comer fruta?

  1. O primeiro passo é certificar-se de que a fruta pode ser oferecida ao pet. Na dúvida, consulte a lista no início desta página!
  2. Em seguida, vá com calma: ofereça pequenos pedaços aos poucos, sempre sem folhas, caroços e talos. Lembrando que algumas frutas têm sementes tóxicas.
  3. Se o cão não passar mal, aumente a dose aos poucos até que seja o suficiente para substituir um petisco, por exemplo. Se ele passar mal, é porque não tem tolerância ao alimento – então, corte a fruta da dieta e faça o teste com outas.

“Como tudo na vida, a chave para o sucesso é o equilíbrio. O excesso é sempre um problema para os cães.”, comenta Thaís Matos.

Cachorro pode comer frutas cítricas?

Conforme comentei no início do texto, ainda há dúvidas sobre essa questão.

Isto é, alguns veterinários dizem que cachorro pode comer frutas cítricas desde que seja com muita moderação – já outros não recomendam a ingestão nem em pequenas quantidades.

Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, veja o que recomenda nossa convidada:

O melhor conselho é oferecer somente se o cão é saudável. Nestes casos, a acidez não fará mal ao estômago do cão, uma vez que o pH, do estômago dos cachorros é baixo (1.0 a 2.0), ou seja, a fruta não será mais ácida que o próprio pH natural do estômago.

Agora, se o cão tem problemas gástricos, não é recomendado oferecer frutas cítricas.

Thaís Matos, médica veterinária da DogHero

O que fazer se seu pet ingerir uma fruta perigosa?

Se ainda estiver na boca, tente removê-la o mais rápido possível.

Agora, se ele já engoliu, a não ser que você saiba como induzir vômito sem causar danos ao animal (ou se machucar), corra para o veterinário.

Não espere pra ver se o cão irá ter algum sintoma. Como você pode ver, a ingestão de algumas frutas pode ser fatal.

Receita de petisco de fruta

Que tal fazer um petisco caseiro, 100% frutas para seu cãozinho? Veja como é fácil:

Ingredientes:

  • 1 banana nanica madura
  • 1 pedaço de abóbora equivalente a meia banana
  • ½ xícara de farinha de coco

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°.

Em uma panela, cozinhe a abóbora por aproximadamente 10 minutos, ou até que ela fique macia o suficiente para ser amassada com um garfo. Adicione a abóbora a uma vasilha, amasse-a até virar um purê.

Amasse a banana junto com a abóbora, e então adicione a farinha de coco. Misture bem até ficar uma massa homogênea.

Em seguida, coloque a massa no papel manteiga. Usando um rolo, estenda a massa com uma espessura pouco maior que meio centímetro.

Utilize um cortador de biscoitos em forma de ossinho e coloque-os no forno em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse por 20 minutos.

Ficou pronto? Agora é só deixar esfriar completamente antes de servi-los para seu cão! Os petiscos podem ser armazenados em um recipiente hermético por 4 dias.

Observações:

Você pode substituir a farinha de coco por aveia em flocos finos, por exemplo.

Essa receita foi adaptada. A original é da Christina Berry, em inglês.

foto de um cachorro sentado, olhando um cacho de bananas no chão
A falta que um polegar indicador faz, né, amigo?!

Frutas favoritas da Caju

A Caju adora frutinhas, mas com ressalvas.

  • Banana: a favorita! Mas dá gases se for mais que meia banana média por vez. Ideal para dar remédios (só cortar uma fatia fina e utilizar para “embrulhar” o comprimido).
  • Maçã: gosta bastante, mas 1/4 da fruta é o suficiente para ela passar mal. Preferimos evitar.
  • Manga: comeu só uma vez. Gostou muito, mas ficou com dor de barriga.
  • Melão: gosta um montão, ainda mais geladinho.
  • Tomate: imbatível, principalmente junto com a ração.

Quais são as frutas favoritas do seu animal de estimação? Deixe seu comentário!

Créditos das imagens: Freepik

Colaboração: Thaís Matos (CRMV-SP 44.323), médica veterinária da área de Confiança & Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina.

Fabio Lobo
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre cães. Atualmente mora com a Caju, vira-latinha resgatada da rua.

Comentários

  • Bom dia meu Cão come uma fruta chamada abil que cai da árvore da vizinha, isso pode fazer mau a ele, pois as vezes ele vomita.

    Responder
    • Robson, a orientação em casos assim é bem básica: se o cachorro passa mal, ele não pode comer.

      Responder
  • Aqui em casa a gente tem costume de dar a casca da manga para a minha cachorra, ela ama. Tem problema? Essas recomendações valem só pra cachorro ou pra gatos também? Outra coisa… Nós costumamos dar algumas verduras também, cenoura crua, por exemplo, Rita ama, Tam problema? Muito obrigado, ótimo post!

    Responder

Deixe seu comentário