Projeto SUS Animal é aprovado na Câmara de Recife

Projeto SUS Animal contempla ONGs, protetores independentes e pessoas de baixa renda com objetivo de facilitar acesso a veterinários.

foto do Hospital Veterinário de Recife
Hospital Veterinário de Recife

Na última segunda-feira (3), a Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto “SUS Animal”, que tem como objetivo facilitar o atendimento veterinário para ONGs, protetores de animais independentes e pessoas de baixa renda.

O “Cartão SUS Animal” e o aumento do horário de funcionamento do Hospital Veterinário de Recife são as premissas dos requerimentos 3022/2021 e 3023/2021, criados pela vereadora Andreza Romero.

Saiba mais sobre o projeto

Com a vida cada vez mais agitada das pessoas durante a semana, a proposta prevê que o hospital terá o seu funcionamento ampliado também para os sábados, de modo a facilitar que os tutores possam levar seus bichinhos para ter o atendimento adequado sem comprometer seus horários de trabalho.

Segundo pontuou a vereadora em sessão virtual da Câmara, “a demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior e, além disso, emergências e urgências não escolhem dia para acontecer”.

A proposta também prevê a criação do “Cartão SUS Animal”, que tem como objetivo facilitar e agilizar o acesso ao atendimento para ONGs, pessoas de baixa renda e protetores independentes.

Em que pese a boa aceitação entre os parlamentares, o projeto foi alvo de ressalvas, principalmente no que tange ao seu nome. Para alguns do vereadores, a sigla do Sistema Único de Saúde (SUS) não pode ser vinculada a este requerimento.

Divergências sobre o nome ”SUS Animal”

A parlamentar Liana Cirne mostrou-se favorável à ideia, no entanto sugeriu que o requerimento 3023/2021 fosse retirado para que o nome sofresse alterações. Segundo ela “o sistema SUS tem o princípio do atendimento universal e integral representando um programa conceitual”, portanto não pode ser atrelado a essa proposta.

Já o vereador Luís Eustáquio solicitou mais informações sobre o projeto e teceu elogios à iniciativa de Andreza Romero, porém também fez críticas ao nome ligado ao sistema de saúde. 

“O que ela tem feito nesta Casa tem ajudado muito o município a cuidar da causa animal. Porém, quando você mistura os nomes, dificulta um pouco”, ponderou Eustáquio.

O vereador ainda fez questão de salientar a sua estima pelo projeto: “Seria maravilhoso. Eu quero votar a favor desse projeto”, completou.

João Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levaram para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.

Deixe seu comentário