Dicas de limpeza para quem tem cão em casa

Quer manter sua casa e seu cachorro limpos e cheirosos? Confira essas dicas de faxina e deixe tudo mais higienizado e limpinho!

cachorro no chão ao lado de pelos e uma vassoura

Ter um bicho de estimação em casa é ter a certeza de que nem tudo estará tão limpo quanto deveria. De pelos pela casa a acidentes nada desejados, sempre há uma solução para limpeza. Mas não há milagres, é claro.

Reuni algumas dicas de limpeza para sua casa e para seu pet também. É um trabalho constante, mas nada complicado. Com algumas dicas caseiras e a tecnologia de hoje em dia, é possível ter alguns atalhos e automatizações na hora da faxina.

Limpeza de utensílios do pet

Alguns utensílios precisam de cuidado diário, outros semanal ou mensal. Fato é que tudo deve ficar limpo sempre, e sem “trapaças” como jogar um perfume pra disfarçar o mau cheiro.

Limpeza evita o acúmulo de bactérias (ou de insetos e aracnídeos mais indesejados), alergias, doenças e por aí vai.

Veja também nossas dicas para deixar seu pet cheiroso por mais tempo.

Roupas, camas e cobertores

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana (roupas e cobertores); 1x por mês (camas)
  • O que é preciso: máquina de lavar, vinagre, bicarbonato de sódio, lava roupas / detergente neutro / sabão de coco

Algumas pessoas preferem lavar as roupas dos pets à mão, evitando contato com a máquina de lavar, já que roupas pessoais e íntimas passam por lá também.

O que costumo fazer é sempre lavar as coisas da Caju com uma boa dose de vinagre (além de lava roupas), que ajuda a desinfetar. Também opto por uma lavagem extra para remover resíduos. O bicarbonato de sódio também ajuda a desinfetar, além de desencardir.

Se alguma roupa ou cobertor está com muita sujeira, o ideal é tirar o excesso lavando à mão e até mesmo deixando de molho em um balde antes de colocar na máquina de lavar.

Se seu cão tem alergia na pele, opte por sabão de coco para fazer a lavagem. Na dúvida, consulte um veterinário.

Outra dica é trocar os cobertores do cachorrinho no meio da semana pra evitar mau cheiro, excesso de sujeira ou acúmulo de pelos. Você também pode polvilhar bicarbonato de sódio nos cobertores, deixando o produto agir durante algumas horas, e depois aspirá-lo. Isso remove o mau cheiro, mas não faz milagres.

cachorro limpando o fogão
Seria bem mais fácil se eles ajudassem, né?!

Brinquedos

  • Quando limpar: 1x por semana
  • O que é preciso: água, vinagre, esponja dupla face, detergente neutro / sabão de coco

Os brinquedos você pode lavar à mão, se preferir, ou colocar junto com as roupas (item acima) no caso de enxague extra e sem uso de amaciante. Afinal, seu pet coloca os brinquedos na boca, então a última coisa que você quer é deixar resíduos de produtos de limpeza nos brinquedos.

Se for lavar à mão, dependendo do brinquedo (pelúcia, por exemplo), deixe um tempo de molho na água com vinagre. Depois enxague e coloque no sol. Os brinquedos de plástico você pode lavar com detergente neutro utilizando uma esponja. Só não esqueça de enxaguar bastante!

Pote de ração e água

  • Quando limpar: diariamente (limpeza leve); de 1 a 2x por semana (limpeza completa)
  • O que é preciso: água, esponja dupla face / papel toalha, detergente neutro

É importante manter os potes de ração e água limpos diariamente. Então, todos os dias, passe ao menos um papel toalha úmido com água no pote de ração e troque a água do pote de água.

Além disso, faça uma limpeza mais completa uma ou duas vezes por semana. Passe detergente neutro com uma esponja, como se você estivesse lavando louça mesmo. Enxague bem!

Limpeza da casa

Se o pet mora dentro de casa, certamente ele transita pelos cômodos. Então, manter o chão e móveis limpos é o mínimo para que seu pet também fique limpo e cheiroso.

Não exagere com produtos de limpeza – eles podem causar machucados e alergias.

Sofá e cama

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana (limpeza a seco)
  • O que é preciso: aspirador, rolo adesivo tira-pelos, bicarbonato de sódio

Antes de mais nada, vale reforçar que essa é uma dica para limpeza a seco. Você deve lavar lençóis, almofadas etc toda semana. Para a lavagem, recomendo utilizar um pouco de vinagre com bicarbonato de sódio para ajudar na limpeza e desinfetação.

Bom, para limpar seu sofá ou cama, basta passar um aspirador onde seu pet costuma deitar para remover o excesso de pelos, e depois finalizar o trabalho com um rolo adesivo tira-pelos.

Pra remover o “cheirinho”, polvilhe bicarbonato de sódio no local e deixe agindo por algumas horas. Depois, é só aspirar.

Pra facilitar ainda mais a limpeza, sugiro a utilização de mantas e capas protetoras. A Caju não sobe na cama, mas tem seu cantinho no sofá com uma proteção.

caju deitada no sofá
É basicamente um sofá em cima do sofá.

Roupas

  • Quando limpar: vai da preferência de cada um (limpeza a seco)
  • O que é preciso: rolo adesivo tira-pelos

Aqui mais uma dica de limpeza a seco. As roupas também devem ser lavadas regularmente, claro. Também recomendo utilizar vinagre e bicarbonato de sódio na lavagem.

Antes de colocar suas roupas para lavar, ou até mesmo no dia-a-dia dependendo do tamanho do pelo do seu amiguinho, basta passar um rolo adesivo tira-pelos nas roupas para tirar o excesso de pelos.

Piso

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana
  • O que é preciso: aspirador / vassoura e pá, pano de chão, água, desinfetante próprio para pets, vinagre

Antes, uma dica extra: eu utilizo um robô aspirador que passa 3x por semana em casa. Vale muito a pena!

Caso você não tenha um, aspire ou varra a casa com frequência para remover os pelos. Na hora de passar pano no chão, a dica é utilizar um desinfetante específico para quem tem animais de estimação em casa, pois eles são menos agressivos para o pet e elimina bactérias.

Dilua o desinfetante na água e utilize vinagre na mistura se quiser combater o mau cheiro.

Perfumando ou desodorizando o ambiente

  • Quando fazer: vai da preferência de cada um
  • O que é preciso: aromatizador de ambiente próprio para pets / água, vinagre e bicarbonato de sódio

Para manter a casa perfumada, não há segredo: basta manter a limpeza em dia.

Se ainda assim você quer um toque a mais, utilize aromatizadores de ambientes específicos para quem tem animais em casa. Eles são mais suaves e alguns prometem até um efeito “tranquilizador” para os bichinhos.

Para combater o mau cheiro, misture em um borrifador água, vinagre e bicarbonato de sódio, e então borrife nos locais desejados. Isso ajuda a remover os cheiros indesejados sem perfumar.

Limpeza de “acidentes”

Sentiu falta de alguma coisa mais, digamos, grave nas dicas acima? É porque separamos um tópico só para elas!

Acidentes acontecem, e muitas vezes uma limpeza mais básica pode não ser o suficiente para remover o mau cheiro. Então, vamos lá:

Xixi

Primeiro, coloque um papel toalha para absorver o líquido ou pó higiênico para deixá-lo seco.

Após a remoção, passe um pano com desinfetante e água, e depois seque. Por fim, borrife uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio para evitar o mau cheiro. Deixe secar naturalmente.

Cocô

O primeiro passo é recolher as fezes com uma sacola, jornal ou papel toalha. Ainda com o papel toalha, remova o excesso que ficou grudado no chão.

Depois, recomendo espalhar papel toalha no local e derramar água sanitária por cima, deixando agir por alguns minutos. Então remova, seque e passe um pano com desinfetante e água. Seque novamente e utilize a boa e velha solução com água, vinagre e bicarbonato para remoção de mau cheiro.

Vômito

Siga os mesmos passos indicados para o xixi!

Uma casa limpa garante que seu cachorro fique limpo também!

Mais dicas para manter sua casa e seu cachorro limpos

  • Tente treinar seu cachorro para que ele faça as necessidades apenas na rua. A Caju, por exemplo, é assim – na verdade eu tentei treiná-la para que ela fizesse pelo menos xixi em um tapete higiênico, mas ela prefere usar a rua como banheiro;
  • Utilize aromatizantes para roupas e ambientes com cautela. Se for em suas roupas, ok! Se for utilizar na caminha do pet, tenha cuidado, pois pode causar alergias e irritações;
  • Escove os pelos de seu animal todos os dias, se possível. Além de remover os pelos mortos, a escovação ajuda a remover outros tipos de sujeira;
  • Precisa fazer uma limpeza mais pesada, com água sanitária e outros produtos mais fortes? Certifique-se de que seu amiguinho fique longe do ambiente durante a limpeza e pelo menos uns 15 a 30 minutos depois, para garantir que o local esteja seco;
  • Seu animal se coça e/ou se lambe demais? Isso pode ser alguma reação alérgica aos produtos que você está utilizando ou até mesmo a alguma outra coisa totalmente diferente. Visite o veterinário o quanto antes, até porque essa coceira e lambeção podem resultar em – adivinha – mais mau cheiro!

E você, tem mais dicas? Compartilhe-as nos comentários!

Quantas estrelinhas esse post merece?

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1
Dicas de limpeza para quem tem cão em casa

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário