Como higienizar seu pet depois de um passeio

É importante que seu cachorro fique limpo depois dos passeios. Isso garante uma casa higienizada e evita doenças. Saiba como higienizar seu pet e quais produtos utilizar!

foto de um casal passeando com o cachorro no parque

Chegou do passeio? Então é hora de limpar seu cachorrinho.

Mesmo que seu amigo não entre em sua casa ou suba no seu sofá ou cama, é importante limpá-lo depois dos passeios. Afinal, tal higiene previne doenças (para vocês dois), além de manter sua casa limpa também.

Aliás, essa prática de higiene é recomendada até mesmo para combater o COVID-19, ou Coronavírus.

Engana-se quem pensa que limpar só a almofadinha das patas é o suficiente. Também é recomendável fazer uma limpeza do focinho, verificar entre os dedos e, é claro, também higienizar as partes íntimas.

No geral, o que você precisa fazer depois de cada passeio é:

  • Limpar as patas por completo (em cima, em baixo e entre os dedos);
  • Verificar possíveis respingos ou outras sujeiras próximas à barriga;
  • Limpar as partes íntimas (até mesmo quando o pet não fez as duas necessidades);
  • Secar o que estiver molhado caso seja um dia de chuva.

Alguns cães podem mostrar um desconforto enorme durante a limpeza, o que é bem comum – principalmente em cães com perfil mais dominante. Nesses casos, seja gentil, dê petiscos e vá criando o costume. Afinal, se você brigar com seu pet nessas horas, ele vai associar esse momento como ruim.

Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer a limpeza de um cachorro após o passeio?

patas sujas
Vamos pro sofá?

Limpeza com lenço umedecido

A maneira mais básica e fácil de higienizar seu pet é utilizar lenços umedecidos. Mas cuidado: evite aqueles com álcool e perfume. Isso pode causar irritações e até mesmo alergias.

Há lenços umedecidos específicos para pets à venda em pet shops, mas você pode comprar um de recém-nascidos no mercado mesmo. Basta seguir a recomendação acima.

Mas vamos à limpeza. Ao chegar em casa, preferencialmente ainda na porta de entrada, levante uma das patas do seu cachorrinho e passe o lenço “abraçando” a pata, realizando uma limpeza completa. Ou seja, limpe por baixo e também por cima, já que a sujeira pode respingar na parte de cima da pata.

Em cadelas, é recomendável limpar as patas de trás até a altura dos jarretes (aquela parte que é tipo um joelho que dobra pra trás, sabe?!), já que essa parte costuma encostar no chão quando elas agacham para fazer xixi.

Certifique-se de limpar o suficiente para o lenço não sair muito sujo. Se preciso, repita o processo. Não faça força, você pode acabar machucando seu pet! E preste bastante atenção nas patas, pois pode haver alguma pedra, caco de vidro ou até inseto ou parasita.

Para limpar o focinho não há segredo: basta passar o lenço umedecido (um limpo, por favor!) gentilmente no narizinho e pronto. Provavelmente seu cão vai detestar essa parte, mas ninguém mandou ele ficar esfregando o focinho por aí, né?!

Por fim, novamente pegue um lenço limpo (ou utilize o mesmo do focinho – basta dobrá-lo e utilizar o lado limpo) e higienize as partes íntimas. Certifique-se também que o lenço saia limpo, afinal, você não quer ver seu sofá ou seus lençóis com marcas de sujeira indesejada.

Descarte os lenços utilizados.

Higienização com pano úmido ou algodão

Você também pode fazer a limpeza com pano úmido, que é mais econômico e ecológico do que comprar lenços. Utilize apenas água e faça a mesma higienização citada acima.

O ideal é que você utilize um pano para as patas e outro para o focinho e partes íntimas. Depois, lave o pano com água e detergente neutro ou sabão de coco (certifique-se de enxaguar o bastante para não deixar resíduos) e deixe-o secando para a próxima limpeza.

A dica também vale para algodão, mas, a meu ver, essa limpeza acaba sendo mais complicada principalmente se o cachorro for de porte médio pra cima. Lenços e panos são bem mais práticos nessas horas.

Se utilizar algodão, descarte-o depois do uso.

cachorro tomando banho
Crie uma rotina de limpeza. É para o bem de vocês!

Lavagem com água

Se a sujeira for acima do normal, lave as patas do seu pet (e o que mais estiver sujo, claro). Utilize água morna ou levemente aquecida em uma vasilha ou balde pequeno.

Dependendo de como for, utilize um pano encharcado. Isso evita com que você molhe muito seu pet e acabe fazendo mais sujeira ainda.

Não é recomendável lavar seu pet todos os dias, então só faça isso em casos extremos.

Limpeza e secagem em dias de chuva

Esfregue gentilmente uma toalha seca onde estiver molhado e, em seguida, utilize um secador de cabelo (com vento frio ou morno, se o clima for frio – cuidado para não acabar queimando a pele do cão) até deixar tudo seco por completo.

Ficou com cheiro ruim e o dia do banho ainda está longe? Tenha em mãos sprays hidratantes (de preferência anti-alérgicos): eles têm um perfume suave e são úteis, já que ajudam na hidratação e proteção dos pelos e pele. Evite perfumes.

Depois de passar o spray, esfregue seu pet com as mãos, no sentido contrário do crescimento dos pelos, e depois utilize o secador novamente. Se o pelo ainda ficar úmido, mesmo que seja por causa do spray, seu animalzinho pode ficar fedido no dia seguinte.

Dica bônus: use gelo para sujeiras que grudam

Seu amigo pisou em lama ou em algo mais indesejado ainda? Se grudou, passe uma pedra de gelo. Isso facilita a limpeza, pois ajuda a amolecer e, por consequência, soltar a “meleca”.

Em seguida, limpe conforme uma das dicas acima.

O que não é recomendado usar para limpar o pet?

Nenhum produto destinado à limpeza de seres humanos deve ser utilizado em animais de estimação, como sabonetes, shampoos e condicionadores. Isso porque, esses produtos são elaborados levando em consideração as especificidades da pele e do cabelo das pessoas.

Além disso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) também contraindica o uso de álcool, cloro, água sanitária e outros produtos destinados à limpeza da casa.

Todos esses utensílios podem provocar irritações leves ou sérias na pele e pelo dos animais, como perda de pelo e dermatite.

Cuidados além da rua

Se seu pet não chegou a andar na rua ou no parque, mas saiu de casa mesmo assim, não deixe de limpá-lo quando vocês voltarem.

Você não sabe como outras pessoas higienizam a casa, por exemplo. Além disso, mercados, shoppings e principalmente pet shops e hospitais podem transmitir doenças também.

Passeios durante a quarentena: quais cuidados extras devemos ter?

De acordo com o CFMV, o tutor deve higienizar o animal com água e sabão neutro, de preferência os que já são recomendados para uso veterinário. Essa prática deve ser adotada todas as vezes após o passeio com os animais durante a pandemia do coronavírus.

“Para limpar, de maneira geral, pode-se usar todos os surfactantes (substâncias presentes no sabão, sabonete, detergentes e xampus). Há muitos produtos à base de cloreto de benzalcônio que, diluídos em água, podem também ser úteis na limpeza”, explica o órgão veterinário.

Além dos cuidados com a higienização propriamente dita, é importante também ficar atento aos passeios. Por essa razão, confira as recomendações do Conselho:

  • Faça caminhadas curtas e fuja das aglomerações;
  • Apenas uma pessoa deve passear com o pet;
  • Evite que o contato com animais humanos e não humanos;
  • Prefira sempre os horários menos movimentados.

Cão higienizado = prevenção de doenças e sujeira pela casa!

Alguns utensílios podem facilitar a limpeza do animal ao chegar em casa, como é o caso do Dog Paw Cleaner. Esse produto é um copo com uma escova de silicone interna que traz praticidade na hora da higienização. Veja como funciona:

Limpador portátil de patas: quero!

Se seu pet sobe em seus móveis, lembre-se de que vocês estão sempre dividindo o mesmo lugar. Então, se você se mantém limpo e não sobe no seu sofá com tênis depois de um passeio na rua, seu amiguinho tem que estar limpo também.

Como dito anteriormente, mesmo que o cachorro fique apenas no quintal, a limpeza é importante já que evita doenças. Seu pet pode ter pisado em um caco de vidro, ou algum inseto ou parasita pode ter ficado entre os dedos dele.

E você, tem mais dicas de limpeza e higiene para cachorros? Deixe seu comentário!

Revisado e editado por Katharyne Bezerra.

Créditos das imagens: Freepik.

Fabio Lobo
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre cães. Atualmente mora com a Caju, vira-latinha resgatada da rua.

Comentários

  • Gostei das dicas. Tinha dúvidas como fazer limpeza após os passeios.

    Responder
    • Que bom que gostou, Jamile 😀

      Responder
  • Gostei do post, foi esclarecedor, mas é recomendado usar um produto específico anti séptico? ou só água morna é suficiente depois dos passeios na rua? Minha cachorrinha sobe no sofá, obrigada!

    Responder
    • Ana, você teria que confirmar com um veterinário um produto indicado para higienizar as patas da sua cachorrinha. Aqui em casa sempre utilizo protetores no sofá, então só limpo com lenço umedecido mesmo.

      Responder
  • Eu tenho 3 caes. Um Newyork, um labrador e uma mestica, vira lata tracada com Fox terrier. Amo os tres igualmente. Tbm tenho uma papagaia e 2 calopicitas. Me lembra de quando minha bolinha de pelos ficou arranhando a porta do quarto da minha mae e ganindo e latindo porque viu que eu nao estava bem. Ela so se acalmou quando a seguiram e viram como eu estava. Em outra ocasiao eu quebrei o pe. Ela subia na cama e deitava perto de mim ou apoiava cabeca na minha barriga no inicio quando eu nao podia nem por pe no chao. Quando eu pude andar mesmo com imobilizacao ela ficava de olho em mim o tempo todo como se tivesse medo que eu pudesse me machucar espontaneamente hahahhahah Muito amor

    Responder

Deixe seu comentário