Como higienizar seu pet depois de um passeio

É importante que seu cachorro esteja limpo e higienizado depois dos passeios. Isso garante uma casa limpa e evita doenças!

casal passeando com cachorro

Chegou do passeio? Então é hora de limpar seu cachorrinho.

Mesmo que seu amigo não entre em sua casa ou suba no seu sofá ou cama, é importante limpá-lo depois dos passeios. Afinal, tal higiene previne doenças (pra vocês dois), além de manter sua casa limpa também.

Engana-se quem pensa que limpar só a almofadinha das patas é o suficiente. Também é recomendável fazer uma limpeza do focinho, verificar entre os dedos e, é claro, também higienizar as partes íntimas.

No geral, o que você precisa fazer depois de cada passeio:

  • Limpar as patas por completo (em cima, em baixo e entre os dedos);
  • Verificar possíveis respingos ou outras sujeiras próximas à barriga;
  • Limpar as partes íntimas (até mesmo quando o pet não fez as duas necessidades);
  • Secar o que estiver molhado caso seja um dia de chuva.

Alguns cães podem mostrar um desconforto enorme durante a limpeza, o que é bem comum – principalmente em cães com perfil mais dominante. Nesses casos, seja gentil, dê petiscos e vá criando o costume. Afinal, se você brigar com seu pet nessas horas, ele vai associar esse momento como ruim.

Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer a limpeza de um cachorro após o passeio?

patas sujas
Vamos pro sofá?

Limpeza com lenço umedecido

A maneira mais básica e fácil de higienizar seu pet é utilizar lenços umedecidos. Mas cuidado: evite aqueles com álcool e perfume. Isso pode causar irritações e até mesmo alergias.

Há lenços umedecidos específicos para pets à venda em pet shops, mas você pode comprar um de recém-nascidos no mercado mesmo. Basta seguir a recomendação acima.

Mas vamos à limpeza. Ao chegar em casa, preferencialmente ainda na porta de entrada, levante uma das patas do seu cachorrinho e passe o lenço “abraçando” a pata, realizando uma limpeza completa. Ou seja, limpe por baixo e também por cima, já que a sujeira pode respingar na parte de cima da pata.

Em cadelas é recomendável limpar as patas de trás até a altura dos jarretes (aquela parte que é tipo um joelho que dobra pra trás, sabe?!), já que essa parte costuma encostar no chão quando elas agacham para faxer xixi.

Certifique-se de limpar o suficiente para o lenço não sair muito sujo. Se preciso, repita o processo. Não faça força, você pode acabar machucando seu pet! E preste bastante atenção nas patas, pois pode haver alguma pedra, caco de vidro ou até inseto ou parasita.

Para limpar o focinho não há segredo: basta passar o lenço umedecido (um limpo, por favor!) gentilmente no narizinho e pronto. Provavelmente seu cão vai detestar essa parte, mas ninguém mandou ele ficar esfregando o focinho por aí, né?!

Por fim, novamente pegue um lenço limpo (ou utilize o mesmo do focinho – basta dobrá-lo e utilizar o lado limpo) e higienize as partes íntimas. Certifique-se também que o lenço saia limpo, afinal, você não quer ver seu sofá ou seus lençóis com marcas de sujeira indesejada.

Descarte os lenços utilizados.

Higienização com pano úmido ou algodão

Você também pode fazer a limpeza com pano úmido, que é mais econômico do que comprar lenços. Utilize apenas água e faça a mesma higienização citada acima.

O ideal é que você utilize um pano para as patas e outro para o focinho e partes íntimas. Depois, lave o pano com água e detergente neutro ou sabão de coco (certifique-se de enxaguar o bastante para não deixar resíduos) e deixe-o secando para a próxima limpeza.

A dica também vale para algodão, mas, a meu ver, essa limpeza acaba sendo mais complicada principalmente se o cachorro for de porte médio pra cima. Lenços e panos são bem mais práticos nessas horas.

Se utilizar algodão, descarte-o depois do uso.

Crie uma rotina de limpeza. É para o bem de vocês!

Lavagem com água

Se a sujeira for acima do normal, lave as patas do seu pet (e o que mais estiver sujo, claro). Utilize água morna ou levemente aquecida em uma vasilha ou balde pequeno.

Dependendo de como for, utilize um pano encharcado. Isso evita com que você molhe muito seu pet e acabe fazendo mais sujeira ainda.

Não é recomendável lavar seu pet todos os dias, então só faça isso em casos extremos.

Secando a chuva

Esfregue gentilmente uma toalha seca onde estiver molhado e, em seguida, utilize um secador de cabelo (com vento frio ou morno, se o clima for frio – cuidado para não acabar queimando a pele do cão) até deixar tudo seco por completo.

Ficou com cheiro ruim e o dia do banho ainda está longe? Tenha em mãos sprays hidratantes (de preferência anti-alérgicos): eles têm um perfume suave e são úteis, já que ajudam na hidratação e proteção dos pelos e pele. Evite perfumes.

Depois de passar o spray, esfregue seu pet com as mãos, no sentido contrário do crescimento dos pelos, e depois utilize o secador novamente. Se o pelo ainda ficar úmido, mesmo que seja por causa do spray, seu animalzinho pode ficar fedido no dia seguinte.

Para coisas grudentas, utilize gelo

Seu amigo pisou em lama ou em algo mais indesejado ainda? Se grudou, passe uma pedra de gelo. Isso facilita a limpeza, pois ajuda a amolecer e, por consequência, soltar a “meleca”.

Em seguida, limpe conforme uma das dicas acima.

Cuidados além da rua

Se seu pet não chegou a andar na rua ou no parque mas saiu de casa mesmo assim, não deixe de limpá-lo quando vocês voltarem.

Você não sabe como outras pessoas higienizam a casa, por exemplo. Além disso, mercados, shoppings e principalmente pet shops e hospitais podem transmitir doenças também.

Cão higienizado = prevenção de doenças e sujeira pela casa!

Limpador portátil de patas: quero!

Se seu pet sobe em seus móveis, lembre-se de que vocês estão sempre dividindo o mesmo lugar. Então, se você se mantém limpo e não sobe no seu sofá com tênis depois de um passeio na rua, seu amiguinho tem que estar limpo também.

Como dito anteriormente, mesmo que o cachorro fique apenas no quintal, a limpeza é importante já que evita doenças. Seu pet pode ter pisado em um caco de vidro, ou algum inseto ou parasita pode ter ficado entre os dedos dele.

E você, tem mais dicas de limpeza e higiene para cachorros? Deixe seu comentário!

Quantas estrelinhas esse post merece?

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1
Como higienizar seu pet depois de um passeio

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário