Calendário do ano com datas para animais

Conheça datas do ano com significado especial para animais, como cachorros e gatos – e até mesmo médicos veterinários.

calendários de todos os meses estilizados com gatos

Durante o ano há diversas datas, com diferentes objetivos, relacionadas a animais e veterinária. Você tem todas de cor?

A mais conhecida é o Dia dos Animais, celebrada no dia quatro de Outubro. Há também o mês do “Cachorro Louco”, em Agosto.

Mas não para por aí! Saiba mais sobre outras datas importantes e seus significados.

Mês 02: Fevereiro

17/02 – Dia Mundial do Gato

A jornalista Claudia Angeletti, da revista “Tuttogatto”, com a ajuda de seus leitores, elegeu o dia 17 de Fevereiro como Dia Mundial do Gato. Isso foi em 1990.

A data nasceu na Itália, mas como o nome diz, é mundial! Além disso, há também o Dia de Abraçar seu Gato, em Abril, e o Dia Internacional do Gato, em Agosto.

Mês 03: Março

Março Amarelo

Por conta do dia 12/03, que é o Dia Mundial do Rim (a data foi escolhida pela Sociedade Internacional Nefrologia), naceu o Março Amarelo. A princípio a data é voltada para humanos, mas o Mês de Prevenção das Doenças Renais também tem sua importância para os pets.

A campanha vem para conscientizar sobre a DRC (Doença Renal Crônica), que prejudica principalmente os gatos.

14/03 – Dia Nacional dos Animais

Para promover a conscientização das pessoas com o tratamento e cuidado dado a todos os tipos de animais, foi criado o Dia Nacional dos Animais.

Em Outubro celebra-se o Dia Mundial dos Animais.

Mês 04: Abril

cachorrinho em cima de um muro laranja com uma bola laranja na boca
Em Abril celebra-se o Abril Laranja.

Abril Laranja

Abril Laranja é o mês mundial de combate à crueldade aos animais.

A data foi criada pela ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade aos Animais). Laranja é a cor da marca da instituição, e Abril foi o mês de sua fundação.

O Dezembro Verde reforça o calendário, tratando sobre abandono animal.

04/04 – Dia Mundial dos Animais de Rua

Vídeo oficial sobre o Dia dos Animais de Rua

O Dia Mundial dos Animais de Rua foi criado em 2010, na Holanda, quando 100 organizações de animais de rua se reuniram pela primeira vez na Conferência Nacional Holandesa de Animais de Rua (Dutch National Stray Animals Conference).

Algumas das explicações para a escolha do dia 4 são: fica a exatamente 6 meses do Dia Mundial dos Animais, em Outubro; 04/04 é uma data fácil de decorar; não havia outras datas comemorativas no mesmo dia.

Em Julho celebra-se o Dia do SRD (ou Dia do Vira-Lata, para alguns).

04/04 – Dia de Abraçar seu Gato

Essa é uma data não oficial e de origem desconhecida. Mas se você é amante de gatos, precisa mesmo de alguma explicação ou motivo para comemorar o Dia de Abraçar seu Gato?

Lembrando que em Fevereiro há o Dia Mundial do Gato e em Agosto o Dia Internacional do Gato.

Último sábado – Dia Mundial da Medicina Veterinária

Já no último sábado de Abril é celebrado o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Claro que não poderíamos deixar os médicos dos nossos amiguinhos de fora dessa lista!

A data foi criada em 2000 pela Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association) para promover e destacar o trabalho realizado por veterinários no mundo todo.

Em Setembro celebra-se o Dia do Médico Veterinário.

Mês 07: Julho

31/07 – Dia do SRD / Vira-Lata

Deixando um pouco de lado a confusão com os termos SRD (sem raça definida) e vira-lata, ainda não há uma definição exata para o nome desse dia por aqui.

Isso porque ssa não é uma data oficial no Brasil, já que é celebrada nos EUA como Dia Nacional do SRD (National Mutt Day). A internet acabou seguindo a tendência de celebração, então pegamos essa data emprestada como Dia do SRD / Vira-Lata.

Sobre a origem da data, ela também é celebrada em 2 de Dezembro nos EUA e conscientiza a população sobre animais de raças misturadas e indefinidas.

Em Abril há o Dia Mundial dos Animais de Rua (ou seja, vira-latas!).

Mês 08: Agosto

Mês do Cachorro Louco

Com origem controversa, o Mês do Cachorro Louco entra na nossa lista pela parte da conscientização feita na data.

De acordo com a sabedoria popular brasileira, em Agosto há mais cadelas no cio, o que aumenta o número de brigas de cães na rua e, por conta disso, o vírus da raiva é propagado.

Então, que o mês sirva para conscientizar as pessoas sobre a castração e, é claro, a vacinação.

08/08 – Dia Internacional do Gato

Mais uma data para os felinos! O Dia Internacional do Gato foi criado em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (International Fund For Animal Welfare) para conscientizar os tutores sobre cuidados, bem-estar, necessidades e características dos bichanos.

Não se esqueça que em Fevereiro há o Dia Mundial do Gato e em Abril o Dia de Abraçar seu Gato.

26/08 – Dia Mundial do Cão

O Dia Mundial do Cão foi inspirado no Dia Nacional do Cão (National Dog Day) dos EUA, celebrado na mesma data. Também é um dia de conscientização, principalmente em relação aos direitos dos cães e abandono.

Em Outubro há ainda o Dia do Cachorro.

Mês 09: Setembro

Setembro Vermelho

Mês de Prevenção das Doenças Cardiovasculares – esse é o Setembro Vermelho. Essa é outra data adaptada para nossos amiguinhos.

O mês coscientiza sobre doenças que afetam o coração, como Cardiomiopatia e Dirofilariose.

09/09 – Dia do Médico Veterinário

O Dia do Médico Veterinário é celebrado nessa data por um motivo especial: foi em 9 de Setembro de 1933 que o ex-presidente Getúlio Vargas regularizou a medicina veterinária como profissão e ensino.

Não se esqueça de presentear o médico do seu amiguinho nessa data especial!

Além disso, há o Dia Mundial da Medicina Veterinária em Abril.

Mês 10: Outubro

laço do outubro rosa formando a palavra "hope"
Em Outubro temos o Outubro Rosa Pet

Outubro Rosa Pet

Nos últimos anos, Outubro tem sido o mês de orientação sobre o câncer de mama com o movimento Outubro Rosa. Inspirado nisso, nasceu o Outubro Rosa Pet.

Assim como nas mulheres, o “auto-exame” deve ser feito nas cadelinhas com frequência para checar se não há nódulos na cadeia mamária do animal – a probabilidade é maior a partir dos 5 anos. Infelizmente a Caju passou por isso, necessitando de cirurgia e quimioterapia.

Em Novembro há também o Novembro Azul Pet.

04/10 – Dia Mundial dos Animais

Em alusão ao Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e do meio ambiente, o Dia Mundial dos Animais é celebrado nessa data.

O dia foi oficializado em 1931, em Florença (Itália), no Congresso Internacional de Proteção Animal (International Animal Protection Congress).

Em Março há também o Dia Nacional dos Animais.

04/10 – Dia do Cachorro

Os cachorros também ganharam destaque nessa data especial. O Dia do Cachorro foi escolhido por ONGs para conscientizar a população sobre o abandono e maus tratos.

Lembre-se também que em Agosto há o Dia Mundial do Cão!

05/10 – Aniversário da Caju

Até parece que essa data não ia aparecer por aqui!

Infelizmente não sabemos a data de nascimento da Caju, já que ela foi resgatada da rua.

Dia 05 de outubro foi a data de sua chegada em minha casa, então, simbolicamente determinamos essa como sua data de aniversário.

Mês 11: Novembro

Novembro Azul Pet

O Novembro Azul nasceu para coscientizar não só sobre o câncer de próstata, mas outras doenças que afetam a saúde do homem. O Novembro Azul Pet segue a mesma ideia.

Cachorros também podem ter câncer de próstata, principalmente a partir dos 8 anos. A data ajuda a conscientizar os tutores de levarem os animais com frequência ao veterinário para check-ups.

Lembrando que em Outubro há o Outubro Rosa Pet.

Mês 12: Dezembro

Dezembro Verde

De Dezembro a Fevereiro são registrados os maiores números de abandono animal. Férias escolares são uma das “desculpas” dadas por quem abandona: os pets não são incluídos nas viagens e não podem ficar sozinhos em casa, então…

O Dezembro Verde nasceu para conscientizar sobre o abandono e os maus tratos. A campanha é nova, mas felizmente vem ganhando espaço pelo país.

Ah, e há também o Abril Laranja, que combate a crueldade contra animais.

10/12 – Dia Internacional dos Direitos Animais

Pra fechar o ano, o Dia Internacional dos Direitos Animais foi criado em 1998 pela ONG Uncaged, da Inglaterra, com o intuito de destacar a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer.

Recentemente foi aprovado um projeto de lei reconhece que “animal não é coisa”, o que já é uma vitória para nossos amiguinhos.


Conhece alguma data especial que ficou faltando aqui? Deixe seu comentário!

Quantas estrelinhas esse post merece?

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Calendário do ano com datas para animais

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Avatar
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre cães. Atualmente mora com a Caju, vira-latinha resgatada da rua. Siga no twitter!

Deixe seu comentário